Livro de professora da UFJF, Denise Drumond, aborda questões do universo clínico feminino, da infância à 3ª idade (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Por meio da experiência adquirida em projetos de extensão universitária, a professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Denise Gasparetti Drumond, refere-se ao universo feminino no livro “Conhecendo Maria”. Durante a narrativa, são abordados  temas como gestação, parto, problemas ginecológicos da infância de uma menina, adolescência, contracepção, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), violência doméstica e sexual, câncer de mama e menopausa.

Contadas em forma de romance, as histórias são baseadas em fatos reais testemunhados pela professora. Assim, são desenvolvidas narrativas inspiradas em mulheres, todas chamadas de Marias. “Marias somos todas nós, mulheres. Maria é um nome simples; ao mesmo tempo que reflete força, grandeza, coragem e bondade. O livro é pura extensão universitária, na medida em que, como professora de Ginecologia,  levo conhecimento além das portas da Universidade”, explica.

Segundo Denise, muitas doenças acontecem por desconhecimento. A partir desse pressuposto surgiu a ideia de colocar no papel assuntos pertinentes ao cotidiano da mulher de forma palatável, de maneira que facilitasse a assimilação e, ao mesmo tempo, despertasse o interesse pela leitura. “Uma mulher, uma mãe, uma adolescente que, por ventura, lerem o livro, assimilarão, de forma lúdica, conhecimentos tais que poderão lhes guiar em muitas escolhas na vida. No livro, deixo claro o risco da promiscuidade sexual; os recursos terapêuticos para muitas doenças e a forma de evitá-las; além de tratar os cuidados com a saúde física e mental.”

Contadas em forma de romance, histórias são baseadas em fatos reais testemunhados pela autora (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A pesquisadora acredita que a obra possui uma forte interação com a comunidade, por ser resultado da extensão universitária. Neste contexto, percebe que a mulher consegue adquirir conhecimentos sobre o próprio universo de forma ética e responsável. “O conhecimento abre janelas para curiosidade, para novas  descobertas e desafios. A universidade é a materialização da busca incessante do saber. Acho que toda mulher deveria saber, pelo menos um pouco, sobre os assuntos contidos no livro. Ainda sofre-se muito por desconhecimento. E bem sabemos que a verdade é libertadora. Aprender é progredir. O progresso é patamar para felicidade.”

O livro pode ser encontrado em livrarias de todo o país.

 Outras informações
denise.drumond@bol.com.br