A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta terça-feira, 1º, a cerimônia de posse de 15 novos servidores da Instituição, sendo 13 docentes e dois técnico-administrativos em Educação (TAEs), todos com atuação no campus-sede, em Juiz de Fora.

Vice-reitora Girlene Silva, representantes da Administração Superior e de entidades representativas deram as boas-vindas aos profissionais que passam a integrar o quadro efetivo da instituição (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

A solenidade, realizada no Anfiteatro das Pró-reitorias, começou com um vídeo de boas-vindas.  Em seguida, falaram o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), Flávio Sereno, e a presidente da Associação de Professores do Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Marina Barbosa. Ambos ressaltaram a importância dos sindicatos na defesa da educação e da busca de direitos para cada categoria.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Katia Castro, destacou o evento como uma data marcante na vida do servidor público. “Este momento é nobre, onde diante de todo cenário atual, vocês decidiram ser servidores públicos. Nossa universidade é um espaço único, então fico orgulhosa por vocês estarem dispostos a conduzir nossos alunos.”

A vice-reitora Girlene Silva ressaltou a importância de defender a universidade pública. “É uma alegria estar em uma posse deste tamanho. Eu preciso fazer um chamamento. Para além de ser bons profissionais, precisamos encontrar espaços para defendermos a universidade, não podemos entregar esta tarefa só para quem faz a gestão. Vocês entram em uma instituição que, além de fazer ensino, pesquisa e extensão de excelência, preza por respeito a todos os tipos de diversidade.”

Expectativa

Solenidade é tratada como momento nobre diante do cenário de ataque às universidades públicas (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Um dos novos servidores é Mateus Rezende de Andrade, doutor em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que atuará no Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas (ICH). “Espero construir uma carreira aqui, ter um bom ambiente de trabalho, um bom relacionamento com meus colegas e alunos”, diz.

Também foi empossada a professora Alanna Fernandes Paraíso, para o Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, da Faculdade de Enfermagem. Após ter atuado em instituições privadas, ela afirma estar empolgada com a nova experiência. “Sou de Montes Claros, norte de Minas Gerais, então está sendo uma novidade para mim, eu não conheço a cidade. A posse hoje foi muito emocionante, um momento de muita felicidade. Trabalhei durante muito tempo para começar um trabalho em uma universidade pública, tenho boas perspectivas para desenvolver um bom trabalho no ensino, na pesquisa e na extensão, estou pronta para começar.”

O novo TAE, Luiz Filipe Ribeiro De Paula, vai atuar como Técnico de Tecnologia da Informação. “Espero poder contribuir bastante. Vejo a universidade como um lugar que valoriza muito o servidor. Com isso, gostaria também de crescer na carreira, além de acrescentar mais para a instituição.”

Confira mais fotos da cerimônia