Entre os dias 4 e 8 de novembro de 2019, acontece o VIII Workshop da Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sediado no Centro de Ciências. O tema da edição deste ano é “Sirius, uma nova era da ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. O prazo para a submissão de apresentações orais e pôsteres vai até hoje, dia dia 30 de setembro, e a inscrição deve ser feita por meio de formulário on-line

Os inscritos devem pagar uma taxa para que sua inscrição seja validada. Já os interessados em participar dos minicursos podem se inscrever a partir por meio de um formulário que será disponibilizado no dia 15 de outubro. As vagas são limitadas e o pagamento da taxa de inscrição será através de depósito bancário. O comprovante de depósito deverá ser anexado juntamente com o nome do participante e enviado para o email workshop.fisica@ice.ufjf.br, com assunto “Pagamento de Inscrição”. Caso não seja enviado, a inscrição será indeferida. Para inscrição nos minicursos, a comissão entrará em contato via email.

O evento
Desde 2012, o Workshop da Pós-Graduação em Física é organizado por uma comissão de discentes do programa de pós-graduação em Física e um comitê científico formado por membros do corpo docente do Departamento de Física da UFJF.

O objetivo é oferecer um espaço para que os alunos da graduação e pós-graduação possam apresentar e discutir seus resultados, conhecer outras pesquisas que estão sendo produzidas pelos diversos grupos da UFJF e permitir o contato com estudos desenvolvidos em outras universidades, centros e institutos de pesquisa. Para alcançar tal proposta, a comissão organizadora conta com a participação de renomados pesquisadores do Brasil na apresentação de palestras, ministração de cursos de curta duração (minicursos) e debates do tipo mesa redonda, que abordam diversos assuntos do universo da física: tecnologias, ensino, divulgação, além de opiniões acerca dos problemas da sociedade.

Na edição deste ano, o tema gira em torno da nova fonte de luz síncrotron brasileira: o Sirius. O objetivo do equipamento é analisar diversos tipos de materiais em escalas atômicas com um laser muito potente. “Durante os últimos meses, a ciência brasileira tem sido muito prejudicada pelos últimos cortes orçamentários e abrigar tal avanço científico é um grande passo para a ciência, não só no Brasil. No momento, há apenas um laboratório desse porte operando no mundo, o MAX-IV na Suécia. Portanto, ao concluir esse projeto, o Brasil seria reconhecido internacionalmente nesta área”, aponta Marcela Rodrigues, uma das organizadoras do evento.

Minicursos
O evento já conta com dois minicursos confirmados. Um deles, sobre Difração de Raios X e princípios básicos e aplicações, será ministrado pelos pesquisadores Alexandre Cuin e Kaíque Alexandre D’Oliveira. Este minicurso terá uma parte experimental, na qual cada aluno terá a oportunidade de presenciar a preparação das amostras, o critério de escolha dos parâmetros a serem medidos, bem como a utilização de banco de dados para a identificação de fases cristalinas. Também serão abordados conceitos fundamentais da difração de raios X: geração do feixe, parte óptica, demais parâmetros instrumentais e principais usos desta discreta técnica – envolvendo a análise de dados obtido através dos principais programas da área bem como a consulta em banco de dados. Para este curso, foram disponibilizadas 20 vagas.

Já o segundo curso tem como tema a Espectroscopia Raman e será ministrado pelos professores Luiz Fernando Cappa e Gustavo Andrade, do Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular da UFJF. O encontro abordará alguns princípios fundamentais do espalhamento Raman e sua aplicação como técnica de identificação de espécies em diversas matrizes. Na abordagem desse curso, serão enfatizadas as características únicas da técnica que permitem que seja seletiva, além de abordagens para aumentar o desempenho do fenômeno, como espectroscopia Raman ressonante e o efeito SERS (espalhamento Raman intensificado por superfície) e os principais cuidados experimentais e de procedimento para que os resultados obtidos sejam confiáveis e úteis nos mais diferentes sistemas. Serão 25 vagas para este curso.

“Ambos temas estão profundamente ligados à Física Experimental e esperamos que os alunos possam ter uma nova visão e abordagem que não nos é introduzida durante o curso sobre tais assuntos”, revela Marcela Rodrigues. Os dois minicursos serão divididos em aulas teóricas e experimentais, onde os participantes poderão visitar os laboratórios que abrigam tais aparelhos e se familiarizarem com as técnicas.

VIII Workshop da Pós-Graduação em Física