Prêmios variam entre R$100 e R$500 (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Foram prorrogadas as inscrições para o 1º Concurso de Redação do projeto de extensão “A Ciência que Fazemos”, realizada pela Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com o tema “A ciência e eu: como fazer meu mundo melhor”, a iniciativa tem como principal objetivo despertar nos estudantes o interesse por temas relacionados à ciência, com impacto na cidadania, aproximando o universo acadêmico dos estudantes de escolas públicas de Juiz de Fora e região. Podem participar alunos que estejam regularmente matriculados nas escolas participantes do projeto. A inscrição gratuita é feita por turmas e deve ser realizada através do formulário on-line, até as 23h59 do dia 4 de outubro, por um professor vinculado ao projeto, que ficará responsável por coordenar o processo da turma inscrita ao longo do concurso.

As escolas podem inscrever quantas turmas desejarem, sendo que cada uma deverá apresentar um docente coordenador responsável pela inscrição, preenchimento de dados, aplicação das redações e envio de trabalhos. Os participantes serão divididos em duas categorias: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, ambas incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). É imprescindível que tanto o coordenador de turma quanto os alunos tenham participado de pelo menos um dos encontros realizados pelo projeto de Extensão. Confira aqui o edital completo.

Premiação
Serão premiados os cinco melhores trabalhos em cada categoria. Os alunos autores classificados receberão um certificado e prêmios em dinheiro que variam entre R$100 e R$500. Além disso, os professores orientadores das redações colocadas em primeiro lugar de cada categoria receberão a quantia de R$250, podendo acumular prêmios, caso coordene o vencedor de ambas as categorias.

As redações devem ser redigidas a próprio punho, devendo conter título e ter entre 20 e 25 linhas. Os trabalhos serão avaliados em dois quesitos: pertinência ao tema proposto, criatividade do trabalho e compreensão sobre o papel da ciência na sociedade; e clareza no desenvolvimento das ideias e a correção ortográfica e gramatical do texto. O prazo para envio se inicia nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, e estende-se até 11 de outubro. O resultado final será divulgado no site da UFJF até o dia 25 de outubro.

Para a jornalista Bárbara Duque, da coordenação de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, é de responsabilidade da Universidade sensibilizar a sociedade sobre o valor fundamental da ciência e da tecnologia, além dos benefícios proporcionados por elas. “O intuito das ações do projeto ‘A Ciência que Fazemos’ é diminuir a lacuna existente entre a Universidade e a sociedade. É preciso desmitificar o cientista, mostrando sua humanidade e, portanto, uma profissão possível para qualquer estudante. Buscamos tornar claro não só os resultados, mas, principalmente, o processo científico. Subsidiamos os alunos com informações essenciais para que se tornem cidadãos críticos, capazes de julgar a pertinência das informações que consomem e tomar decisões que contribua para a melhoria de sua qualidade de vida”, completa.

Outras informações:
Prorrogação das inscrições
Confira o edital na íntegra
Conheça o projeto A Ciência que Fazemos – e saiba como levá-lo para sua escola