Aferição de pressão arterial e cálculo do IMC foram algumas das ações realizadas. (Foto: Gabriella Ramos)

Doenças cardiovasculares como infarto e hipertensão representam a principal causa de mortes no Brasil. Com o objetivo de educar sobre formas de conscientização e prevenção dessas enfermidades, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) promove, nesta semana, atividades de aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corporal e circunferência da cintura junto aos servidores de GV.

Ações foram direcionadas a servidores de demais órgãos, como a Funai, nesta semana. (Foto: divulgação)

Órgãos como o INSS e a Funai foram alguns dos visitados nesta semana. As ações dessa quarta, 25, tiveram como públicos-alvo os servidores da sede administrativa da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus GV. Na ocasião, os trabalhadores foram informados sobre a importância de prevenir doenças, e receberam materiais informativos com os serviços prestados pelo Siass na cidade. “No dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, e as doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil. Nossa iniciativa tem como objetivo repassar orientações de saúde e conscientizar sobre as formas de combate a esses problemas”, explicou a psicóloga do Siass, Larissa Vieira.

Medida da circunferência abdominal ajuda na prevenção de doenças. (Foto: Gabriella Ramos)

Para a Assistente em Administração da UFJF-GV, Juliana Souza, exames periódicos são um aliado na conquista da qualidade de vida. “É preciso estar sempre atento e realizar os exames necessários para o acompanhamento adequado da nossa saúde, não só no mês em que se comemora o Dia do Coração, mas todos os dias”, reforçou.

Na quinta, 26, as atividades acontecem das 8h30 às 10h, na Receita Federal e das 12h às 13h30, no Pitágoras. Na sexta, 27, as ações serão realizadas no IFMG-GV, das 12h às 13h30. As atividades contam com a assessoria do Departamento de Nutrição da UFJF-GV.

Além das ações abordadas na visita desta quarta, o Siass oferece serviços como auriculoterapia e acolhimento e orientação psicológica.

Mais informações pelo telefone: (33) 3301-1004 ou pelo e-mail ssbe.gv@ufjf.edu.br