Na busca pela ampliação de conhecimentos sobre as diferentes visões sobre a arquitetura e o urbanismo, o vice-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Fernando Lima, juntamente ao professor Frederico Braida e estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), participaram do 37° Education and Research in Computer Aided Architectural Design in Europe Congress (eCAADe) e do XXIII Congresso da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital (SIGraDi). Os eventos foram realizados na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, na cidade do Porto, em Portugal.

Apresentando a temática “Architecture in the Age of the 4th Industrial Revolution” e os possíveis diálogos, os eventos representaram um momento histórico ao serem realizados conjuntamente e reunir pesquisadores ibero-americanos e europeus. O Congresso da SIGraDi acontece anualmente e é o principal evento ibero-americano sobre a inserção das tecnologias digitais no campo da arquitetura e do urbanismo.

“O evento é a nossa principal oportunidade de debater tais questões e repensar nossa atuação em âmbito internacional. Encontramos pesquisadores latino-americanos e europeus e pudemos trocar experiências e reencontrar parceiros de pesquisa”, aponta Braida.

Além disso, reeleito membro do comitê executivo internacional da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital, Braida comenta sobre a importância da internacionalização da UFJF. “É uma oportunidade de criar novos contatos, compreender a realidade de outros países e comparar essas experiências com as nossas. É uma comparação sobre o que há de comum sem perder as individualidades”, explica.

Na ocasião do evento foi lançado o número especial da revista Gestão & Tecnologia de Projetos, em que o professor Frederico Braida atuou como editor convidado, ao lado da professora argentina, Maria Elena Tosello. O volume reúne novas versões de textos publicados no XXI Congresso da SIGraDi, cuja temática foi “Resilience Design”. A revista pode ser acessada neste link.

Em Lisboa

Ainda em Portugal, na sequência do evento, o professor Fernando Lima apresentou, na Faculdade de Arquitetura, da Universidade de Lisboa, o livro “Digital Techniques apllied to Design Process” recentemente publicado pela Editora da UFJF, também organizado pelo professor Marcos Borges e pelo mestrando Frederico Ribeiro Costa. Acesse o livro neste link.

Outras informações: (32) 2102-3359 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo