Iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFJF, e conta com a participação de pesquisadores e professores de destaque na área (Imagem: Freepik)

O 2º Fórum Científico e Tecnológico de Juiz de Fora recebe, até 18 de outubro, as inscrições de resumos de trabalhos para a seleção daqueles que serão apresentados. O evento acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa é promovida pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPgO) da UFJF e conta com a participação de professores e pesquisadores de destaque na área.

Podem inscrever trabalhos os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, profissionais cirurgiões-dentistas, egressos do PPgO e demais programas, além de professores de Odontologia e cursos afins.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora do evento, professor Bruno Sotto-maior, a iniciativa visa divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos pelo Programa, além de discutir o cenário atual da Pós-graduação no Brasil. “Neste ano, contaremos com a presença da Coordenadora da Capes na área de Odontologia, Altair Del Bel Cury. Também visamos a interação com outros grupos de pesquisa da Universidade”, ressalta.

Submissão de trabalhos acadêmicos
As inscrições dos resumos devem ser feitas através de formulário eletrônico e ficam disponíveis até o dia 18 de outubro. As modalidades de apresentação são no formato de painéis, com as seguintes categorias: “Pesquisa científica”, para estudos clínicos, laboratoriais e experimentais; “Conferência clínica”, que envolve apresentação de série de casos clínicos (dois ou mais), discutindo abordagens, diagnósticos e terapêuticas; e “Revisão de literatura”, incluindo os trabalhos de revisão sistemática, meta-análise e revisões literárias convencionais. Apresentações de casos clínicos individuais não são aceitas. 

Também deve ser escolhida obrigatoriamente uma das três áreas de pesquisa presentes no formulário de inscrição, que também contém todas as orientações a respeito da forma como devem ser entregues os trabalhos acadêmicos. A Comissão Científica somente avalia os trabalhos que estiverem dentro das normas e o projeto, após ser submetido, não pode sofrer alteração.

A divulgação dos resumos aprovados na página do PPgO está prevista para o dia 23 de outubro. Os dias e horários das apresentações devem ser disponibilizados na ocasião da aprovação.

A programação completa do Fórum, que envolve palestras, discussões e apresentação de painéis, pode ser conferida neste link

Outras informações
Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFJF