Em pauta, a liberdade de ir e vir de turistas que dependem de sistemas de acessibilidade (Foto: Freepik)

Apoiar qualquer iniciativa que favoreça a acessibilidade e promover a liberdade de ir e vir, garantindo autonomia e segurança a todos. Essa é a ideia central da 11ª Semana de Turismo, que acontece de 1º a 3 de outubro, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas via on-line até a data do início das atividades. Além das conferências, mostras de trabalhos e painéis, são oferecidos seis minicursos, divididos em dois turnos. Os interessados devem se inscrever na secretaria do ICH e as vagas são limitadas.

O tema “Turismo e Acessibilidade” busca inserir as discussões das políticas públicas e as ações do setor privado em favor da acessibilidade no Turismo, bem como a sensibilização e a educação de diversos públicos em favor da superação de desigualdades sociais.

“É uma oportunidade para discutir questões contemporâneas, muitas vezes não abordadas em sala de aula, mas importantes para mudar o olhar do aluno em relação à atividade profissional que irá exercer”, ressalta a coordenadora geral do evento, professora Alice Arcuri. 

A abertura da programação fica à cargo da coordenadora geral do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME), professora Eliana Ferreira, com a conferência “Acessibilidade, Linguagens e Turismo”. Ela discute as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e seus critérios para que os espaços públicos sejam acessíveis. “Eventos como esse vêm colaborar e mobilizar não só os estudantes, mas a academia como um todo. Essa deveria ser uma discussão presente na grade curricular de todos os cursos. As universidades que não estão atentas a essas questões deixam um vácuo na formação do aluno, um evento como esse, gratuito, diminui a lacuna”, avalia.

Participantes inscritos recebem certificado.

Confira a programação

Outras informações
Graduação em Turismo

(32) 2102-3119 – Coordenação do curso