Esteban ministrou curso neste sábado, 21. (Foto: Bruna Gonçalves)

Processamento e avaliação da força muscular a partir do Teste de Bosco foram alguns dos temas abordados no último sábado (21), pelo professor da Universidade de Santiago do Chile, Esteban Aedo Munoz. O docente ministrou curso de biomecânica para estudantes e profissionais de áreas como Educação Física e Fisioterapia.

Estudantes participaram de atividades práticas. (Foto: Bruna Gonçalves)

As atividades envolveram a biomecânica do salto, execução de testes, aplicações da plataforma de força, calibração do equipamento e ainda interpretação dos resultados obtidos. Segundo Munoz, foram interpretadas “variáveis que têm mais relação com a força explosiva e com outras demandas que a força requer, através da taxa de valor, impulso, pique de forças, assimetrias e o uso do salto como uma ferramenta tanto para rendimento quanto para prevenção de lesões em saúde do esporte”.

O docente destacou a satisfação em realizar atividades junto aos estudantes da UFJF-GV, “porque são alunos que estão muito interessados nas atividades e nos conteúdos e tentam participar ativamente deles”, afirmou.

Isabella destacou importância da iniciativa do curso. (Foto: Bruna Gonçalves)

Os ensinamentos praticados durante as aulas do sábado são aplicados tanto por profissionais da Educação Física quando de demais áreas. É o caso da fisioterapeuta e aluna do Mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional, Isabella Ferreira, que utiliza as técnicas apresentadas pelo docente em sua profissão: “nós, fisioterapeutas, também fazemos avaliação de salto e força, e o uso da plataforma que o Esteban utiliza pode ser uma realidade para a nossa prática clínica, e facilitar a avaliação do paciente de forma geral”, comentou.