Parte integrante do acervo do Memorial da República Presidente Itamar Franco (Foto: Divulgação)

Há 13 anos o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a Primavera dos Museus, iniciativa que reúne centros culturais e de memória de todo o Brasil com o objetivo comum de realizar programações especiais que dialoguem sobre a importância da prevenção, da gestão e da manutenção dos museus.  Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Memorial da República Itamar Franco e o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) participam da 13ª edição do projeto, que traz o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

A proposta é explorar aspectos do cotidiano museológico, aplicados aos métodos de formação, organização e conservação desses espaços que atuam como guardiões da memória da população. Por meio de seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas, exibição de filmes, palestras, e outras atividades, o público poderá conhecer os museus por dentro para ficar “por dentro” deles. As atividades são gratuitas, mas para algumas há necessidade de inscrição.

Entre as atividades oferecidas pelo Memorial da República Itamar Franco está o projeto “Mediações Temáticas” que envolve quatro roteiros de visita que abordam o rico acervo do Memorial da República sob diferentes aspectos. As mediações estão disponíveis para todos os visitantes e a cada dia, de terça a sexta-feira, haverá uma temática diferente. O tema do dia 24 (terça-feira) é “Itamar por seus objetos”. Grupos e escolas devem agendar a visita previamente através do e-mail educativo.mrpif@ufjf.edu.br

Visitantes poderão explorar aspectos do cotidiano museológico (Foto: Julia Ugelli)

No dia 25, acontece a palestra “O acervo do Memorial da República Presidente Itamar Franco como fonte de pesquisa”. Idealizado pela Divisão de Arquivo e Biblioteca do Memorial tem a proposta de apresentar aos pesquisadores e ao público em geral o levantamento e as informações sobre todo o acervo arquivístico, bibliográfico e fotográfico que se encontra disponível no espaço. Além disso, após a palestra, os participantes serão convidados a fazer uma visita orientada aos acervos do Memorial. O evento é gratuito e aberto aos interessados e confere certificado. As vagas são limitadas e a realização da inscrição é feita pelo e-mail: arquivo.mrpif@ufjf.edu.br.

Um dos destaques do dia 26, será a exibição do documentário “Balé de pé no chão: A dança afro de Mercedes Baptista”. O filme acompanha a trajetória de Mercedes Baptista, a bailarina de formação erudita considerada a principal precursora da dança afro-brasileira, que estudou os movimentos rituais do candomblé e das danças folclóricas. 

Em seguida, acontece um debate com o jornalista, escritor e documentarista Ugo Soares, coordenador do CineFanon. A ONG realiza trabalhos no campo do audiovisual em escolas da periferia juiz-forana e dedica-se ao ensino da comunicação popular e à exibição e discussão de filmes e documentários relacionados às culturas afro-brasileira, diaspórica e indígena nas periferias e espaços populares da cidade. O evento é gratuito, aberto aos interessados e confere certificado. As vagas são limitadas e a realização da inscrição é feita pelo e-mail: mrpitamarfranco@ufjf.edu.br ou pelas redes sociais do Memorial.

O destaque do último dia, 29, fica por conta do evento “Caça ao Real”, brincadeira infantil que se baseia em decifrar dicas e pistas e achar um grande tesouro. As dicas são o próprio acervo do Memorial apresentado por meio de trovas. De verso em verso, as crianças encontrarão um tesouro de verdade e saboroso. A atividade é gratuita e voltada para crianças de 8 a 10 anos. São dez vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo.mrpif@ufjf.edu.br

Já o Mamm, traz, entre as muitas atividades, no dia 24, a partir das 15h, a exibição do documentário “Murilo Mendes: o olho armado”, em edição especial do projeto Cinemamm. O documentário faz parte da série de audiovisual “República da Poesia”, do canal Curta!, que traça um panorama da diversidade da literatura poética brasileira e de suas fases. 

No episódio dedicado a Murilo Mendes, dirigido Danilo do Valle e Hilton Lacerda, a partir da cronologia do poeta mineiro, os espectadores são levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes escritores da língua portuguesa, estabelecendo conexões com sua vida e obra, entendendo sob quais influências seu trabalho foi desenvolvido.

No mesmo dia, às 19h, ocorre a palestra de abertura do VII Colóquio Arte em Trânsito, “Bioconceitualismo: exercícios, aproximações e zonas de contato”, com o artista, escritor, curador e crítico Ricardo Basbaum. Já às 20h, acontece a abertura das exposições Arte em Trânsito e Grafias e Múltiplos – “Os Amigos da Gravura”. Enquanto a primeira apresenta uma série de diferentes obras que refletem as teorias e os fazeres em arte e educação, instigando o pensamento crítico e a livre interpretação, tanto de artistas quanto de observadores. Por sua vez, a segunda expõe cerca de 40 trabalhos que integram o acervo permanente do Mamm, com trabalhos de artistas como Lygia Pape; Nelson Leirner; José Resende; Carlos Martins; Thereza Miranda; Rubens Gerchman; Amador Perez; Lena Bergstein; Paulo Pasta; Tomie Ohtake; e Rubem Grilo.

No dia 25, às 19h, é a vez do Cinema em Foco com a palestra “O que o analógico pode ensinar ao digital no arquivo audiovisual?”, de Fernanda Coelho. Tratando pelo viés do audiovisual, a palestra aborda a questão da memória e da preservação, que é função primeira de toda instituição museal.

Oficinas infantis serão ministradas pela equipe Educativo do Mamm (Foto: Divulgação)

Oficinas e visitas temáticas são as atividades programadas para o dia 28. A partir das 14h acontece a oficina de gravura para crianças, com a equipe do Educativo do Mamm, além da oficina de encadernação artesanal, que se propõe a trabalhar com materiais alternativos, com costuras aparentes, tecidos, capas com detalhes visuais diversos, estimulando a criatividade. 

Para quem quiser conhecer mais do Museu, no mesmo dia serão realizadas visitas temáticas à Biblioteca e ao Laboratório de Pintura. Na Biblioteca, os participantes  conhecerão o acervo bibliográfico do Mamm, e no Laboratório os visitantes conhecerão algumas obras de artes visuais da coleção do poeta Murilo Mendes que completam 50 anos este ano. Para as oficinas e as visitas aos setores é preciso fazer inscrição presencial na recepção do Mamm até a próxima quinta-feira, 26. As vagas são limitadas.

E para o último dia, 29, acontece o show “Bons Navegantes”, com Cacáudio e Carlos Fernando Cunha. A apresentação tem apoio do movimento cultural de valorização e resgate do samba na cidade, o projeto “Ponto de Samba”. A performance é uma comemoração da amizade dos dois artistas e parceiros musicais. O repertório é formado por canções autorais da dupla e também por músicas em parceria com outros compositores como Luizinho Lopes, Kadu Mauad e Dudu Costa.

Confira a programação completa da 13ª Primavera dos Museus no Memorial da República Presidente Itamar Franco e no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

O Memorial e o Mamm ficam localizados na Rua Benjamin Constant nºs 720 e 816, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)