Causas, sintomas e consequências foram tratados no evento (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Causas, sintomas e consequências foram tratados no evento (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Os avanços tecnológicos e o excessivo uso da internet no cotidiano foram temas de palestra apresentada pela psicóloga clínica e pesquisadora, Isabel Weiss, durante a XLII Semana da Engenharia e III Semana de saúde mental. A psicóloga chegou a destacar que a dependência tecnológica é considerada uma doença. A palestra foi realizada nesta quinta-feira, 19.

Durante a palestra, além da explicação do que é o tema, também foram abordados causas, sintomas, consequências e perspectivas. Apesar de os estudos serem muito recentes, há confirmações de que o comportamento dos usuários da internet e, principalmente, dos jogadores, são compulsivos. “Existem várias consequências do comportamento compulsivo e, uma delas é o sedentarismo. Hoje, o smartphone é considerado o cigarro do século XXI, com causas equivalentemente danosas”, afirma a palestrante. 

Isabel apresentou um contraponto em relação ao uso da internet, destacando que o utilização controlada não traz malefícios ao usuário. “A internet não é maléfica, pelo contrário, veio para nos agregar. O problema está na forma como estamos usando, por isso é importante a conscientização.”

A estudante de engenharia, Aline Bellini, considera-se dependente da tecnologia, por isso se interessou pela palestra. “Apesar de que a tecnologia para nós, alunos do curso de Engenharia, é fundamental, nem sempre fazemos o uso correto. Muitas vezes uso o celular para fins acadêmicos, mas sempre desvio para as redes sociais.”

XLII Semana da Engenharia e III Semana da Saúde Mental 

A Semana aborda o tema “Engenharia contra o preconceito”, com programação variada até o dia 20. Os eventos ocorrem na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Outras informações:
Site do evento
Página do Facebook