Palestra, ministrada por Cássia Viviani, abordou inovações tecnológicas no dia a dia (Foto: Gabriela Maciel)

Com os avanços tecnológicos e as relações globalizadas se tornando, cada vez mais, parte do cotidiano, a pergunta que se faz é: o que é inovação? Para sanar essa dúvida, a professora Cássia Viviani destaca a inovação como algo que precisa agregar valor ao serviço ou ao produto. A palestra “Como as inovações tecnológicas têm mudado nosso dia a dia” compôs a primeira Semana da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), sendo realizada na terça-feira, dia 17, no prédio da unidade acadêmica.

Durante a palestra, o tema inovação foi abordado como um processo participante do cotidiano, principalmente, se considerado a velocidade da propagação de informações, a comunicação dinâmica, o mercado global e a exigência e fidelidade do público consumidor. “Além da competitividade global, tudo é exponencial e nós devemos estar atentos ao mercado, pois as demandas são variadas e dinâmicas. Precisamos usar nossa criatividade para tentar encontrar soluções e pensar fora da caixa. Afinal, é isso que nos diferencia dos robôs humanóides e da inteligência artificial. A atualidade está aberta para quem consegue pensar de forma criativa, e as pessoas mais preparadas são aquelas que vão se dar bem”, aponta a palestrante.

Na prática

Viviane apresentou as tipologias, os bloqueios, os processos e os tipos de inovação, entre elas a organizacional, de bens, produtos, serviços, processos e de marketing. “Precisamos pensar em inovação como um processo de aprendizado. Ela precisa agregar valor aos produtos e serviços. Caso não alcance esse objetivo, é apenas custo.”

A inovação surge por meio da pesquisa de ideias, do desenvolvimento do produto ou serviço, e do lançamento dele no mercado em busca da aceitação. “Segundo pesquisa realizada por Clayton Christensen, 95% das inovações fracassaram por serem desenvolvidas com foco na solução e não nas pessoas”.

Semana da Facc

A programação da primeira Semana da Facc foi construída em conjunto pelas coordenações dos cursos de bacharelado em Administração, Administração Pública e Ciências Contábeis, dos programas de pós-graduação e dos diretórios acadêmicos.

Confira a programação.

Outras informações: (32) 2102-3521 (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis)