A busca por novos recursos didáticos-pedagógicos que estimulam o aprendizado da biologia por meio das sensações e dos sentimentos pautou a dissertação de Paulo Bomtempo Júnior. O estudo foi realizado com 175 alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, que tiveram a oportunidade de aprender o conteúdo da disciplina em espaços, como o Jardim Sensorial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e uma trilha ecológica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (campus Rio Pomba), onde Paulo é professor. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFIBIO, da UFJF.
O pesquisador explica que a intenção de ensinar nesses locais é a de promover um aprendizado da biologia mais agradável, mais fácil e, principalmente, a de fazer com que os estudantes assimilem melhor “a grande quantidade de conteúdo para os exames vestibulares e os diferentes aspectos conceituais”. De acordo com o docente, cada turma fez uma visita ao Jardim Sensorial e teve uma aula prática na trilha ecológica. Depois, os alunos responderam dois questionários referentes à visita e à aula, nos quais puderam expressar os sentimentos que vivenciaram e o que aprenderam.
Paulo avalia que os resultados foram positivos em ambas as pesquisas. Segundo ele, “paz, tranquilidade, calma, bem-estar, aumento do aprendizado e do interesse” foram algumas das expressões utilizadas pelos alunos do IF Sudeste MG – Rio Pomba. Na opinião do professor, o estudo proporcionou, ainda, uma “experiência de viver e de sentir o que estudam nos livros. Com isso, os estudantes desenvolveram, ainda mais, respeito e envolvimento com a natureza”, pontua.
Contato:
Paulo Bomtempo Júnior (Mestrando)
pbomtempo@gmail.com
Banca examinadora:
Prof. Dr. Daniel Sales Pimenta – (orientador UFJF)
Profa. Dra. Sandrelena da Silva Monteiro – (UFJF)
Profa. Dra. Flávia Monteiro Coelho Ferreira – (IF Sudeste MG)
Outras informações: (32) 2102-3220 – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFIBIO