Atividades do LaCEM recebem crianças para uma tarde de aprendizado e entretenimento (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com diversas atividades para diferentes faixas etárias. Além do Planetário, do Observatório, das exposições e das oficinas disponíveis, o Laboratório de Ciência e Educação Matemática (LaCEM) promove atividades para crianças com o intuito de despertar, desde bem pequenos, o interesse pela ciência. 

Na última quinta-feira, 12, a Escola Borboletinha Encantada participou de uma visita ao Centro. Pode parecer um desafio entreter crianças de apenas 6 anos, mas não é nada impossível com um pouco de criatividade. “O desafio é que, se você faz uma atividade na sala de aula na escola, é aula de matemática, não tem pra onde correr. Aqui, eles estão passeando, não podemos oferecer uma aula formal de matemática. A ideia é que eles aprendam e fiquem felizes com isso”, explica Marco Antonio Escher, pesquisador da UFJF e integrante do LaCEM. 

Até cinco escolas são recebidas por semana no Centro de Ciências pelo LaCEM (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Escher também ressaltou que o número de visitas é satisfatório, uma vez que recebem de quatro a cinco escolas por semana por meio deste projeto. Segundo o professor, o agendamento geralmente esgota todas as vagas em menos de 40 minutos. As inscrições podem ser agendadas on-line.

Atividade lúdica
Baseado na história “Clact, Clact, Clact”, de Liliana e Michele Lacoca, o professor do departamento de Matemática da UFJF, juntamente com os bolsistas do LaCEM, realizou uma atividade lúdica com os pequenos alunos. Na história, uma tesoura descontente encontra vários papéis recortados e resolve organizá-los em formas geométricas.

Durante a atividade, o professor sorteou papéis de cores diferentes e disse aos alunos que imaginassem que eles mesmos são os recortes. Assim, quando a tesoura de papelão – que uma das crianças fez questão de esclarecer para os colegas que não machuca – fazia “clact, clact, clact”, ela escolhia uma cor e uma forma e, de mãos dadas, os alunos transformam-se na figura pedida. Depois de manipular os papéis em diversas formas, a tesoura pediu que os alunos desenhassem o fim da história que eles queriam.

A diretora da escola, Silmara Maria, ressaltou a importância de levar os alunos para passeios que contribuem para o interesse na vida acadêmica. “Apesar deles estarem na educação infantil, quando entramos aqui, alguns já falam que vão fazer faculdade aqui na UFJF. Para eles, é importante já ter esse contato e vislumbrar um futuro”, avaliou.