Paraopeba PA O combate das queimadas continua no município de Parauapebas, com o apoio do Exército Brasileiro. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através do Grupamento de Combate a Incêndio Florestal, está atuando com 14 militares, que seguiram para várias regiões afetadas por queimadas do Estado.#OperaçãoFênix foto Bombeiros do Pará

Queimada no município de Parauapebas, na região sudeste de Pará (Foto: Corpo de Bombeiros do Pará)

Com o objetivo de abordar o atual cenário da floresta amazônica e levar informação aos estudantes e à comunidade externa, ocorre nesta quarta-feira, 18, o ciclo de palestras e a mesa redonda promovidos pelo Grupo de Estudos em Botânica (GEB) em parceria com o Departamento de Botânica da Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF). A ideia é analisar de forma crítica o que está sendo veiculado sobre a atual situação da floresta. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia e acontece no Anfiteatro B do ICB. Os participantes recebem certificado.

De acordo com o professor do departamento, Cristiano Ferrara, o evento propõe troca de conhecimento e valorização do espaço da universidade. “É importante entender a gestão do meio ambiente e ter a consciência do que está acontecendo. Na academia, tratamos os assuntos e levamos para a população, o que é nossa função primordial. Educação e ciência são as bases de uma sociedade avançada.”

O professor também ministra uma das palestras – Mitos e verdades sobre o caso “Amazônia” – que abordará a cronologia dos acontecimentos que envolvem a polêmica da Amazônia, como desmatamento e incêndio, mostrando informações e expondo dados.

Os organizadores e membros do GEB, Pâmela Timóteo e Francisco Montessi, acreditam que é importante criar na universidade um espaço aberto de discussão com a população. Eles esperam que divulgar a natureza conscientize as pessoas sobre os impactos no meio ambiente e enfatizam a importância da presença do público externo.

9h às 9h40: Acordo Climático de Paris e Fundo Amazônia – Prof. Fabrício Alvim
9h40 às 10h20: Mitos e verdades sobre o caso “Amazônia” – Prof. Cristiano Ferrara
10h20 às 11h: Cultura e Preservação dos Povos da Floresta – Prof. Daniel Pimenta
11h às 11h30: Mesa-redonda