Candidatos chegam para as provas no Pitágoras. (Foto: Bruna Gonçalves)

A manhã deste domingo, 15, começou movimentada em Governador Valadares e em Juiz de Fora, cidades que abrigam os campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mais de 12 mil candidatos realizam as provas para o concurso público de técnico-administrativos em educação, que oferece o provimento de 30 vagas para ambos os campi.

Provas acontecem em Juiz de Fora e Governador Valadares. (Foto: Bruna Gonçalves)

Em Governador Valadares, as provas dos 2.481 candidatos que compareceram acontecem no Pitágoras e na Unipac. São jovens e adultos que almejam ocupar uma das 11 vagas disponíveis para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação, Médico, Técnico de Tecnologia da Informação e Assistente em Administração, como é o caso da contadora Samara Pape, de 27 anos, natural de Governador Valadares.

Samara busca uma vaga para Assistente em Administração. (Foto: Bruna Gonçalves)

Formada há três anos em Ciências Contábeis, Samara almeja uma vaga na UFJF-GV para permanecer perto da família. “Meus pais e irmãos são concursados, então tenho o exemplo dentro de casa e pretendo segui-lo. Estou buscando uma vaga para assistente, no intuito de iniciar uma carreira na Universidade e, quem sabe, me preparar para outros concursos no futuro”, comenta. A concorrência é alta, segundo ela, mas não assusta tanto: “Estou me preparando há bastante tempo, então a expectativa é grande”.

Plínio é estudante da UFJF-GV e pretende continuar na instituição. (Foto: Bruna Gonçalves)

Quem também concorre a uma das seis vagas disponíveis para Assistente em Administração neste concurso é o estudante Plínio Salomé, do oitavo período de Direito. Prestes a se formar, ele busca uma oportunidade para começar a carreira profissional na instituição da qual já faz parte há quatro anos. “O plano é passar nesse concurso como um passo inicial. Estou buscando uma certa estabilidade para, se Deus quiser, terminar a faculdade já concursado”, relata o estudante, que confia no conhecimento adquirido em sala de aula para resolver as questões específicas da prova. “Tenho a experiência do Direito Administrativo, que aprendi na UFJF-GV, então estou confiante, vamos ver”, finaliza.

A prova
A prova objetiva de múltipla escolha tem duração máxima de quatro horas, com previsão de término às 13h. São 50 questões: dez de Língua Portuguesa, dez de Legislação, cinco de Raciocínio Lógico e Matemático e 25 de Conhecimentos Específicos. As questões de Conhecimentos Específicos têm peso três, e as demais, peso um. O tempo total de duração da prova abrange assinatura e coleta de dado biométrico, bem com a transcrição das respostas para a Folha de Respostas.

Outras informações sobre o concurso poderão ser obtidas na página http://concurso.fundacaocefetminas.org.br.