Servidores, docentes e estudantes participaram da sessão. (Foto: Pedro Hiago)

Acessibilidade e inclusão deram o tom de um debate realizado nesta sexta, 13, na Universidade Federal de Juiz de Fora. A ação reuniu estudantes, docentes, servidores e comunidade, que assistiram o curta ”Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones”, e, na sequência, iniciaram um debate sobre inclusão dentro e fora do ambiente acadêmico.

Atividade ocorreu nesta sexta, 13. (Foto: Pedro Hiago)

O documentário de Rosana Cacciatore, Elias Norberto da Silva, Juana Morais, José Guntin Rodriguez, Maurício Nunes e Sandro Livramento conta a história de três jovens com deficiência, um deles com paralisia cerebral e outros dois autistas, que encontram na música uma forma de expressão e interação social.

Cine Acadêmico participa da Mostra Cinema e Direitos Humanos. (Foto: Pedro Hiago)

Além dos espectadores, participaram da discussão, também, membros do Grupo de Trabalho de Acessibilidade da UFJF-GV, membros do Projeto Acessibilidade e o professor responsável pela realização da Mostra em Governador Valadares, Bráulio Magalhães. Para a produtora cultural do campus GV, Flávia Carvalho, o debate foi a oportunidade de os estudantes “entenderem um pouco mais os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Universidade e compreenderem a importância dessas ações”.

“Todos somos diferentes, mas temos direitos e deveres dentro da sociedade” Flávia Carvalho, produtora cultural

Segundo Flávia, a abordagem de temáticas como a de hoje tem um objetivo ainda maior: “reforçar como a Universidade, enquanto instituição pública, deve se esforçar para a efetivação das políticas de inclusão”. “Todos somos diferentes, mas temos direitos e deveres dentro da sociedade. Dessa forma, a legislação e as instituições precisam se adequar para atender esses direitos dentro das nossas especificidades”, finalizou.

A atividade desta sexta representou a terceira exibição de filmes da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que, neste ano, conta com a participação da UFJF-GV. Ao todo, serão sete curtas contemplados na Mostra.