Da esquerda para a direita: professor Marco Antônio Escher, mestranda Paola Lima França, professora Rosana de Oliveira e professor Reginaldo Fernando Carneiro (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisou como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’S) contribuem para a formação continuada do professor de Matemática. O estudo realizado com seis egressos do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática é da acadêmica Paola Lima França.

No trabalho em sala de aula, os egressos mencionaram a utilização de softwares, como o Graphmatica, Polý, GeoGebra e Cabri Géometre. A pesquisadora explica que a motivação para o estudo começou ainda no período de graduação, quando teve poucas disciplinas que agregassem o uso das TIC’s na abordagem de ensino. “Presenciei nos estágios supervisionados um desinteresse de muitos alunos pela Matemática, pois as aulas eram ministradas de maneira tradicional, o que não favorecia o interesse do estudante. Dessa forma, enxerguei novas maneiras de aprender e de ensinar a matéria agregando recursos tecnológicos, e a contribuição que a formação continuada pode trazer para a formação do professor”.

Segundo Paola, a dissertação pode ser uma referência para futuras investigações voltadas à construção acadêmica do professor, com a utilização dessas tecnologias. “Além disso, podemos incluir o produto educacional, que pode possibilitar ao profissional encontrar de maneira mais rápida e específica, determinada atividade envolvendo tecnologia para o ensino, podendo assim, incentivar e transformar a aprendizagem do aluno”.

O professor orientador da pesquisa, Reginaldo Fernando Carneiro, reafirmou a importância da dissertação para o ambiente acadêmico e para a sociedade: “embora já existam muitas pesquisas sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática, o estudo da Paola teve como foco os egressos do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFJF, então, ela obteve resultados que evidenciam a importância do Programa para a formação continuada de professores, mas trouxe para o debate também aspectos, como as condições de trabalho docente para a utilização das tecnologias e práticas docentes desenvolvidas”.

Contatos:

Paola Lima França- mestranda
paolalimafranca1@gmail.com

Reginaldo Fernando Carneiro – Orientador
reginaldo.carneiro@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro – (Orientador – UFJF)
Prof. Dr. Marco Antônio Escher – (UFJF)
Profa. Dra. Rosana de Oliveira – (UERJ)

Outras informações: (32) 2102-3342 – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática