Evento acontece no dia 3 de outubro, no Centro de Ciências (Imagem: Pixabay)

Estão abertas as inscrições para a submissão de resumos de trabalhos acadêmicos para o I Simpósio de Letramentos e Direitos Humanos. O evento acontece no dia 3 de outubro, das 8h às 18h, no prédio do Centro de Ciências – localizado na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – e os interessados têm até esta sexta, 13, para encaminhar as propostas. O envio deve ser feito durante o ato de inscrição on-line. As inscrições para ouvintes são abertas a partir de 26 de setembro neste link.

O simpósio propõe criar um espaço de aprimoramento e formação continuada de projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionadas às didáticas de letramentos, direcionadas a ações de diminuição das desigualdade sociais, atendendo ao disposto no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Além disso, o evento será composto com mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos, principalmente no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

O organizador do simpósio, professor Alexandre Cadilhe, explica que este evento reitera a importância do Plano Nacional de Educação para os Direitos Humanos, que foi reafirmado em 2018, bem como o da Base Nacional Comum Curricular. “O evento reforça a relevância de uma educação voltada aos direitos humanos e a cidadania. Nesse sentido, pensar as práticas de linguagens nas aulas de línguas e nas outras disciplinas é fundamental.”

Cadilhe destaca o público-alvo do simpósio e a importância das trocas oferecidas pelas diferentes vivências. “O evento é voltado para professores da educação básica, estudantes de licenciatura e pesquisadores interessados. O número de vagas é reduzido justamente porque queremos um evento pautado no diálogo, na interação entre diferentes saberes da escola, da universidade e de outros espaços. Assim, a participação ativa de todos ao longo do dia é fundamental.”

 I Simpósio de Letramentos e Direitos Humanos

O evento integra-se ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto do curso de Letras, o qual propõe a realização de um evento de formação e avaliação das ações do projeto, de modo ainda a construir diálogos com outros projetos e programas de pós-graduação da UFJF.

Integra-se ainda ao projeto “(Multi)Letramentos e Direitos Humanos e Interação Social: direitos humanos e diversidade na formação docente” cujas ações previstas incluem eventos e cursos de extensão para formação continuada de professores.

Outras informações: Site do evento