Com objetivo de promover o debate sobre a atual situação dos serviços de saúde, para pessoas em situação de vulnerabilidade a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza seu nono simpósio que tem como tema “Saúde dos vulneráveis: atuação da atenção primária em saúde nas desigualdades em saúde”. O evento ocorre nesta quinta-feira, 12, às 17h no Anfiteatro I da Faculdade de Engenharia da UFJF (prédio Itamar Franco).

O evento será composto por três palestras com os seguintes temas: “A saúde da população carcerária no âmbito da Atenção Primária em Saúde”, “Como fazer o acolhimento da população LGBTQI+ e suas particularidades na APS” e “A favela na mira: a saúde como fica?”, sendo que a última será ministrada pelo médico, Moisés Vieira Júnior, que atua como médico de família na Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ). 

O membro da liga e um dos organizadores do simpósio, o estudante de Medicina, Ítalo Pereira, destaca a importância do evento. “Pela atuação da liga, sentimos a necessidade de abordar este tema, pela falta de disciplinas que abordam estas questões. Nosso objetivo é discutir o que a gente pode fazer como acadêmicos e futuros profissionais da área da saúde para tentar mudar esta situação.”

Sobre a população em situação de vulnerabilidade, Pereira enfatiza. “A população vulnerável é formada por pessoas que têm menos acesso aos serviços públicos de saúde, que precisam de estratégias específicas para serem atendidas, devido às particularidades desses grupos.” 

Parte do valor arrecadado com o evento será direcionada à organização não-governamental Transvest, criada pela professora e ativista, Duda Salabert, que esteve em outros eventos realizados pela liga. A Transvest é uma organização independente, sem fins lucrativos, que promove um cursinho popular para pessoas trans e travestis de Belo Horizonte.

Outras Informações: lamfacufjf@gmail.com