Com o objetivo de oferecer uma intervenção na forma de ler dos estudantes e propor um aperfeiçoamento da compreensão de textos teóricos para os cursos de licenciatura e bacharelado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) realiza o Programa de Estratégias Cognitivas e Metacognitivas de Leitura (Pecom).

O Pecom é uma intervenção estruturada baseada na literatura científica que desenvolve e/ou incrementa estratégias de cognição e metacognição relacionadas à leitura. O programa proporciona aos alunos um espaço para desenvolver uma leitura crítica, criativa e autônoma de textos que consequentemente os auxiliem durante a trajetória acadêmica e profissional.

A pedagoga Franciene Silveira, uma das responsáveis pela iniciativa, explica a dinâmica das atividades. “O Pecom é uma estratégia em que colocamos a mão na massa para melhorar a compreensão textual dos alunos. Passamos a técnica para que eles possam ter mais qualidade durante a leitura.”

Os encontros do módulo I acontecem nos dias 10,12, 17 e 19 de setembro. Os encontros serão coordenados pelas técnico-administrativas em educação da Proae, a pedagoga Franciene Silveira e a assistente Social Thássia Soares.

Outras informações: (32) 2102-3777Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae)