Os resultados da Autoavaliação de Disciplinas dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já podem ser consultados. A iniciativa promovida pela Diretoria de Avaliação Institucional foi realizada via Siga por professores e estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade, por meio de questionários com questões acerca das disciplinas realizadas no segundo semestre de 2018.

A avaliação própria de disciplinas é regulamentada pela Resolução 13/2015 do Conselho Superior. Conforme explica a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, o processo encontra-se em fase de implementação. “Os questionários são aplicados a discentes e docentes para avaliar disciplinas, por enquanto presenciais, e todos podem enviar críticas e sugestões, visando ao aprimoramento desses instrumentos.”

O objetivo da avaliação é munir departamentos, coordenações, colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) de informações que os ajudem a detectar fragilidades e aspectos a melhorar nas atividades em curso.

Michéle acrescenta que, por enquanto, a participação é voluntária. “Os relatórios ainda apresentam os dados coletados por curso. Em breve, serão também fornecidos relatórios por departamento”, informa.

A próxima aplicação está prevista para ocorrer em dezembro, também via Siga, para avaliar as disciplinas do segundo semestre de 2019.

Os relatórios de autoavaliação das disciplinas do segundo semestre de 2018 estão disponíveis on-line.

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional