Com o tema central “Epistemologia e Filosofia da Ciência” será realizado, entre os próximos dias 9 e 13, a XXV Semana de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Organizada pelo curso de Filosofia, a abertura acontecerá às 19h, no auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH), onde ocorrerão todas as atividades.

As inscrições para ouvintes, abertas até o dia 9, podem ser realizadas neste link ou presencialmente no ICH, e os interessados podem se inscrever até o dia de abertura do evento. O objetivo do evento é discutir, por meio de conferências, minicursos e apresentações, as constantes tentativas da filosofia de se estabelecer um conhecimento seguro em comparação aos outros existentes, preocupação que ganha uma proporção maior com o desenvolvimento do método científico. A semana contará com a participação de professores da UFJF, como Saulo de Freitas Araújo, responsável pelo encerramento, e Elena Pagni, que ministrará palestra sobre o filósofo Maurice Merleau-Ponty. De outras universidades, haverá a participação do professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Gustavo Leal Toledo, e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Desidério Murcho. 

O professor de Filosofia da Ciência, Cosmologia e Reflexões sobre a Morte, Luciano Camerino, ressalta que o evento é importante por “discutir o papel da Ciência no nosso mundo e os seus limites, sendo válido destacar que é uma atividade organizada pelos alunos”. Bacharel em Filosofia e membro da comissão organizadora, Daniela Brinati Furtado afirma que “a importância da semana é trazer professores diferentes que tratem de duas problemáticas muito importantes para a filosofia: a Epistemologia e a Filosofia da Ciência.”

A organização do evento fornecerá três tipos de certificado: o de ouvinte, para aqueles que assistirem 60% das atividades (sejam palestras ou comunicações); um certificado para cada minicurso, sendo necessário assistir 100% das aulas; e o de comunicador, para aqueles que apresentarem comunicações. 

As inscrições para participar da XXV Semana de Filosofia têm taxa de R$10,00 se feitas presencialmente e R$12,50 pelo site.

Outras informações: (32) 2102-3107 (Filosofia-UFJF)