Obra “Memórias Bordadas” em coautoria com Isabella Frapiccini (Foto: Divulgação)

A Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre nesta terça-feira, dia 3, a  mostra “Lugar de Memória e Arte: rastros de uma escola normal”. A exposição – que pode ser visitada até o próximo dia 13 –  foi organizada como forma de aliar educação e arte por meio de diversas formas de representação. A entrada é gratuita.

Visando dar visibilidade a uma oficina sobre Arte e Memória, ministrada no Instituto Estadual de Educação (Escola Normal) por Ana Beatriz Penna e Vitor Barros, surgiu a ideia de compor uma mostra de caráter artístico, que preza em sua composição por destacar formatos documentais e experimentais. A mesma foi realizada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), por meio de uma pesquisa que buscou discutir os processos em arte-educação, afetividades, apagamentos, registros, passagens e os rastros deixados.

Foram produzidas sete obras juntamente com os alunos, que investigaram as relações entre memórias individuais, coletivas e memórias no espaço/tempo e receberam auxílio de convidados. Tornar real um desejo de levar arte a jovens estudantes, gerando valor para suas produções foi o incentivo de Bia Penna, uma das responsáveis pelo projeto, para organizar a exposição. “Desejávamos criar junto com as crianças como coletivo de arte, então nos organizamos em nossos encontros, levamos assuntos relacionados à arte para a discussão e abrimos um canal para troca, importante para que elas contassem as próprias histórias. Somente com esse trabalho pudemos discutir temas como registro, arte, patrimônio, contando com a presença de artistas convidados, o que nos permitiu realizar a inscrição do edital do Forum e alavancar nosso processo de criação.”

Sobre a oficina

O laboratório contou com a participação de jovens do sexto, do sétimo e do oitavo  anos da Escola Normal, e a adesão ao projeto foi voluntária, visto que não há disciplina obrigatória de Artes no currículo.

Para os artistas, realizar o projeto dentro de uma escola é uma forma de perceber as formas de vida que existem nela. Um ambiente onde convivem crianças e adolescentes, responsáveis, docentes, funcionários, todos contribuindo no mesmo espaço com as suas próprias histórias e olhares sobre a vida. Considerando isto, Barros e Bia buscaram recuperar informações de experiências vividas por cada membro da “Oficina de Arte e Memória” por meio dos sentidos, humanizando o espaço escolar, pensando sobre a memória enquanto mecanismo de formação de identidades e qual o papel da arte nesse processo.  

Palimpsesto e a educação

“Palimpsesto”, uma das obras presentes na mostra, é um nome de origem grega que quer dizer “aquilo que se raspa para escrever o novo”. Tal conceito foi amplamente adotado em papiros e pergaminhos, nos quais o texto primitivo foi raspado, para dar lugar a outro. Considerando essa característica, os artistas buscaram relacionar tal conceito com a arte em si, que se reinventa e reaproveita, assim como os imaginários individuais, apresentando várias camadas de memórias que se misturam, porém sem se sobrepor. 

Sendo assim, Bia e Barros propuseram aos alunos que expusessem suas memórias em camadas, utilizando páginas de livros didáticos de artes antigos, sobrepostos com uma camada de primer, que ao mesmo tempo que cobre parcialmente as páginas, permite que a nova camada estabeleça um diálogo com a anterior.

Curadoria e artistas

A equipe curatorial é composta por Ana Beatriz Penna; Larissa Brandão; Lucas Soares; Mariana Couto; Paula Lopes; Rayana Bianchetti; Sérgio Izzo; e Vitor Barros. Participam da mostra os seguintes artistas: Alice Fernandes Baptista Prudêncio; Ana Beatriz Penna;Ana Clara Duque Fernandes; Aneliza Mendonça Batista; Bernardo Alves de Moraes; Danielle Menezes; Elisa Soares Teixeira; Emannuel Arthur de Oliveira e Carvalho; Felipe da Silva Ferreira; Gabriel Corrêa de Oliveira; Hemily de Oliveira Maciel; Isabela Aparecida Micarelo de Carvalho; Isabella Frapiccini; Jonas Ferreira; Layza Tardem Faria; Lucas Soares; Maria Clara de Souza Rocha; Mariana Santos Leandro; Raphael Pereira Magalhães; Rayana Bianchetti; Valentina de Paula Barbosa; Victória Emanuelly da Silva Saldanha; Vitor Barros; Yasmin de Castro Spinelli; eYuri Soares Teixeira.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)

 forumdacultura@gmail.com