O conteúdo da exposição, extraído do extinto órgão governamental, aborda documentos e fichas sobre profissionais e pesquisadores de Comunicação, bem como a censura e a perseguição política (Foto: Rodrigo Milanni)

Com a finalidade de exibir documentos produzidos na época da ditadura pelo Serviço Nacional de Informação (SNI) em relação à Comunicação, a Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia a exposição “O SNI e a Comunicação”.

A mostra é resultado de pesquisa realizada pelo grupo de Políticas e Economia Política da Informação e da Comunicação (Peic), coordenado pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Suzy dos Santos. A mostra pode ser visitada até o próximo dia 19, na sala de estudos, no segundo andar, sendo aberta ao público interno e externo. 

O conteúdo da exposição, extraído do extinto órgão governamental, aborda documentos e fichas sobre profissionais e pesquisadores de Comunicação, assim como um percurso histórico das relações da ditadura e do SNI com os mecanismos de censura e perseguição política existentes naquele período.  

A coordenadora do projeto, Suzy dos Santos, comenta que o processo de pesquisa e criação da exposição trouxe descobertas e desconfortos a respeito de como a mídia sempre foi monitorada. “É interessante porque você articula e percebe claramente como a comunicação sempre esteve vigiada e controlada de perto pelas agências de inteligência, mas mais do que isso, com políticas e propostas próprias sobre o viés ideológico.”

Para a professora da Facom, Iluska Coutinho, a exposição tem papel informativo e instrutivo, visto que traz a perspectiva de como a Comunicação se comportava diante das represálias do governo ditatorial. “A exposição mostra os malefícios da ditadura sobre um país e os impactos que causou. Além disso, é muito importante  na compreensão do passado e do nosso presente.”

O mestrando Gustavo Pereira, que auxiliou na montagem da exposição, destacou a importância dos relatos de personagens da Comunicação e a trajetória percorrida por eles. “Os documentos trazem para o presente quais ações os profissionais tiveram que fazer em prol da Comunicação em um período conturbado, no qual a imprensa era privada de liberdade.”

Outras informações: (32) 2102-3601 (Facom-UFJF)