Evento acontece nesta terça, dia 3, às 20h (Foto: Divulgação)

O Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta terça-feira, 3, às 20h, o espetáculo inédito Tragédia em Gotas, montagem da Companhia Trupersa – Trupe de Tradução e Encenação de Teatro Antigo. Construído a partir de uma colagem de textos trágicos gregos “quase atemporais”, o grupo interpreta Medeia, Orestes e Electra, de Eurípedes, com objetivo de discutir problemas atuais.

O espetáculo faz parte das atividades culturais oferecidas para o XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, que acontece na UFJF entre os dias 2 e 6 de setembro, com o tema “Antiguidade: Desejo e Liberdade .

A companhia surgiu em uma disciplina oferecida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pela professora Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa que, em 2009, traduziu o prólogo de “Os Persas”, de Ésquilo, com seus alunos de literatura e teatro grego. Após terem a tradução publicada na revista Nuntius Aniquus, experimentaram a oralização e a encenação do texto traduzido.

Atualmente, Trupersa é uma colaboração entre os estudantes de grego da Faculdade de Letras da UFMG, com atores e estudantes do curso de Teatro da Escola de Belas Artes, que se propõe a realizar pesquisas e estudos específicos de tradução de textos teatrais, de forma coletiva e diversificada, com objetivo de produzir traduções voltadas para a encenação.

O espetáculo propõe uma passagem por diversos pontos de vistas sobre os arquétipos da maternidade, da irmandade, da amizade, do incesto, da traição e do Eros. A partir dos mitos gregos que ganham dicção contemporânea, a peça é motivada a discutir com lucidez questionamentos sobre a violência doméstica e como a educação exerce um papel importante para a construção de uma sociedade menos violenta.

A entrada é franca e cada pessoa pode retirar até dois ingressos (sujeitos à disponibilização e à capacidade do espaço), que serão distribuídos no Cine-Theatro Central, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O Cine-Theatro Central fica na Praça João Pessoa, no Centro.

Outras informações:  (32) 3231-4051Cine-Theatro Central