Laura Ribeiro Costa defendeu a dissertação “Infravermelho médio em associação com análise de discriminante por mínimos quadrados parciais aplicado na classificação de leite regular e zero lactose” (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A centésima dissertação do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite foi apresentada pela acadêmica Laura Ribeiro Costa, na última sexta-feira, 30, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A dissertação propõe uma metodologia rápida e precisa para diferenciar leites UHT (conhecidos como Longa Vida) e leites com teores reduzidos de lactose, disponíveis para consumo.

A acadêmica indica que os produtos lácteos sem lactose representam um nicho de mercado e possuem um potencial considerável a longo prazo. Segundo ela, as oportunidades mais significativas estão em mercados com  prevalência de intolerância à lactose. Por conta desse contexto, Laura avalia que o aumento da produção requer um controle mais rigoroso dos teores informados em suas embalagens. “Este trabalho vem como alternativa muito rápida e precisa para classificação dos leites. Além desta questão, temos a resolução da ANVISA, de 2017, que regula os rótulos dos produtos com teores reduzidos de lactose, trazendo, assim, mais importância para esta metodologia”, destaca. A partir da pesquisa, ela considera que foi possível demonstrar que a metodologia Análise Discriminante por Mínimos Quadrados Parciais (PLS-DA) é capaz de diferenciar leites regulares e zero lactose, ou seja, pode ser utilizada para determinar a presença ou ausência de lactose.

O orientador do estudo, professor Marcone Augusto Leal de Oliveira, considera que, em função de anomalias associadas à intolerância à lactose, muito evidente na contemporaneidade, existe uma grande demanda, principalmente por parte dos consumidores que sofrem de tal condição, pela procura de alimentos comercialmente denominados como zero lactose ou lactose free. “Neste sentido, o trabalho permeou o uso da espectroscopia na região do infravermelho como técnica de análise, em associação com a quimiometria (estatística aplicada a química), para alcançar a elucidação tipológica discriminatória entre as amostras de leite UHT e leite hidrolisado. Logo, o objetivo principal do projeto foi investigar uma possibilidade analítica alternativa, simples, rápida, eficiente e de baixo custo para a aplicação no monitoramento ou controle de qualidade dos produtos supracitados. Os resultados do trabalho, apesar de incipientes, sinalizam muito positivamente para investigações mais ostensivas.”

A coordenadora do programa de pós-graduação, que pertence à Faculdade de Farmácia e Bioquímica, Mirian Pereira Rodarte, ressalta que o mestrado é direcionado a profissionais que já atuam ou desejam atuar no setor de lácteos. “A formação multidisciplinar, tanto dos docentes (UFJF, EMBRAPA Gado de Leite e EPAMIG-ILCT) quanto dos discentes, contribui para uma sólida formação nas áreas de qualidade, gestão e desenvolvimento de novos produtos.” Além disso, a professora Mirian revela que os egressos do curso hoje atuam em diversos segmentos, como indústrias de pequeno e grande porte, consultorias, laboratórios de análises de produtos lácteos e instituições de ensino e pesquisa. A defesa da centésima dissertação representa um momento histórico para o programa, que tem dez anos.

Contatos:
Laura Ribeiro Costa – (mestranda)
lauravoietta@gmail.com

Marcone Augusto Leal de Oliveira – (orientador)
marcone.oliveira@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira – (UFJF – orientador)
Prof. Dra. Paula Rocha Chelline – (UFJF)
Prof. Dr. Rafael Arromba de Souza – (UFJF)
Prof. Dra. Brenda Lee Simas Porto  – (UFMG)
Prof. Dra. Carina de Almeida Bastos – (FACSUM)

Outras informações: (32) 2102-3808 –  Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite