Interessados devem se inscrever on-line até o início das aulas. São oferecidas 50 vagas (Foto: Alexandre Dornelas)

O Centro de Referência LGBTQI+ da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe inscrições para o curso de extensão “Democracia e Dissidências Sexuais e de Gênero”.  São ofertadas 50 vagas para os primeiros inscritos até a data limite do início das aulas. A participação é gratuita e aberta ao público.  

Os interessados devem preencher formulário disponível neste link.

O professor da Faculdade de Serviço Social e coordenador do Centro de Referência LGBTQI+, Marco José de Oliveira Duarte, explica que as aulas serão presenciais,  sempre às quintas-feiras, de 26 de setembro a 14 de novembro, das 18h30 às 22h, na Casa Helenira Preta (anexa à Casa de Cultura da UFJF), no Centro. A carga horária total é de 30 horas.

Dentre as temáticas a serem abordadas no curso de extensão estão:  a construção social das sexualidades; as sexualidades nas ciências sociais e humanas;  os estudos feministas e os feminismos; o feminismo negro interseccional; os transfeminismos; as  lésbicas feministas; e os estudos queer-feministas, dentre outras. 

Os objetivos são capacitar, socializar e familiarizar, junto aos participantes, o entendimento teórico e os principais conceitos no campo dos estudos das dissidências sexuais e de gênero, a partir da crítica ao patriarcalismo, sexismo, machismo, heterossexismo, cisgeneridade, heteronormatividade, racismo e classismo próprios da constituição histórica e hegemônica das políticas sexuais e de gênero no Brasil”, ressalta Duarte.

O docente acrescenta que a atividade também pretende fomentar o debate sobre “os efeitos perversos e nocivos dos preconceitos e discriminações quanto à orientação sexual e à identidade de gênero presentes na socialização dos espaços públicos e privados da sociedade brasileira. Além disso, é nossa intenção favorecer o desenvolvimento da criatividade, da crítica e da inovação na superação dos desafios à formação profissional para o referido campo”.

O Centro de Referência LGBTQI+ fica na Avenida Barão do Rio Branco 3.372, (Fundos), Passos.

Saiba mais: Curso de Extensão “Democracia e Dissidências Sexuais e de Gênero”

Outras informações (32) 3218.6996 – Centro de Referência LGBTQI+ ou (32) 3215-4694 – Casa Helenira Preta.