Evento acontece de segunda a sexta, no Anfiteatro da Faculdade de Direito, na UFJF (Foto: Pixabay)

O Seminário Internacional da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chega esse ano à sua sexta edição. O evento, que acontece de segunda a sexta-feira, 2 a 6 de setembro, no Anfiteatro de Estudos Sociais, na Faculdade de Direito, tem como temática as “Lutas Sociais e a perspectiva histórico-crítica no Serviço Social: Memória e Debate Contemporâneo (América Latina, América do Norte e Europa)”. 

Confira a programação completa. 

Em 2019, dez anos após sua primeira edição, o Seminário Internacional é realizado em paralelo com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), cujas atividades tiveram início nesta quinta, 29, e tem seu segundo dia agendado para 9 de setembro. 

Em Juiz de Fora, o evento se junta ao IV Simpósio Internacional de Pesquisadores, que ocorre nos dias 5 e 6, com participação restrita aos próprios pesquisadores, e tendo como tema “O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina: determinantes históricos, interlocuções internacionais e memória (1960-1980)”. 

A programação do seminário é composta por atividades culturais voltadas às lutas sociais e ao Serviço Social, como mesas-redondas e palestras. Já o simpósio conta com a apresentação de trabalhos dos pesquisadores e consequentes debates, avaliações e planejamentos relativos ao projeto. Juntos, os eventos objetivam traçar uma melhor análise sobre os processos históricos da América Latina, América do Norte e Europa e suas consequências nestes continentes. 

A professora da Faculdade de Serviço Social Marina Monteiro de Castro e Castro, também membro da comissão organizadora do evento, acredita que, em 2019, a comemoração dos 40 anos do Congresso da Virada é responsável por parte da importância do Seminário: “O Congresso da Virada é um marco para a profissão na ruptura com o conservadorismo, na luta contra a ditadura e na defesa de uma sociedade democrática.” Ela acrescenta que, como expresso na apresentação do evento, “nesses tempos difíceis, nada mais urgente e necessário do que voltar a dar a luz aos processos que contribuíram para que o Serviço Social se sintonizasse”. 

Outras informações
Site do evento