Programa, que oferece até duas vagas, está organizado nas linhas de pesquisa Métodos e Sistemas computacionais aplicados (Imagem: Pixabay)

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o curso de Doutorado em Modelagem Computacional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Edital, que oferece até duas vagas, visa aumentar a internacionalização e o intercâmbio do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) com instituições conceituadas no exterior, por meio de projetos que envolvam alunos e grupos de pesquisa estrangeiros.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 8 de setembro, exclusivamente via online, através de formulário eletrônico. Pessoas com deficiência devem informar sua condição no ato da inscrição.

Os documentos necessários devem ser enviados digitalmente, através de upload no próprio formulário de inscrição, em arquivo único no formato PDF.

Processo seletivo
O processo seletivo é composto de duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório e a segunda, classificatória. Em ambas, é obrigatória a apresentação do passaporte válido.

A primeira fase consta da análise do pré-projeto de tese. Este deve conter no máximo dez páginas e ser escrito em português, seguindo as orientações presentes nos anexos do edital. O trabalho deve ser elaborado pelo candidato e ter a indicação explícita do(s) professor(es) do corpo docente do Programa que poderá(ão) orientá-lo em sua execução.

A prova oral, focada na apresentação do pré-projeto, pode ser realizada de forma presencial ou por webconferência. O candidato tem, no máximo, 15 minutos para expor oralmente sua proposta de projeto, seguido de arguição do trabalho pela comissão de seleção. A proficiência em língua portuguesa, a ser demonstrada na avaliação do pré-projeto, é utilizada para permitir ou não o ingresso de candidatos estrangeiros, e pode ser comprovada mediante apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) ou equivalente. Estarão aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 70 pontos na análise do pré-projeto.

Já a segunda etapa do processo seletivo consta da análise de currículo no padrão Lattes/CNPq dos candidatos aprovados na primeira etapa. Os documentos para análise devem obrigatoriamente ser enviados via web, em formato PDF e em formulário próprio, disponibilizado na página do Programa.

Resultados
A divulgação dos resultados finais da seleção, na página do Programa, está prevista para 18 de setembro. Os candidatos aprovados devem efetuar a matrícula até 9 de outubro.

O PPGMC está organizado em duas linhas de pesquisa: Métodos Computacionais Aplicados e Sistemas Computacionais Aplicados. O Doutorado deverá ser integralizado em 48 meses, no máximo, e 36, no mínimo, incluída a aprovação da tese.

Havendo disponibilidade de bolsas de estudo no PPGMC, o critério de distribuição destas é baseado na ordem de classificação dos candidatos aprovados no processo seletivo e que atendam aos requisitos exigidos pelo Programa e agências de fomento, responsáveis pela concessão das bolsas. A relação dos critérios para a distribuição de bolsas de estudo pode ser encontrada neste endereço eletrônico.

Confira a íntegra do Edital

(32) 2102-3481 – Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional