A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com as inscrições abertas para a seleção de candidatos a uma turma especial de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A proposta é qualificar docentes e servidores da instituição, e público externo, alocados em uma das profissões da grande área de saúde.

O Dinter em Cirurgia Translacional traz uma nova vertente de pesquisa para a UFJF. A pós-graduação encontra-se na área de Medicina III – divisão da ciência médica realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – e se torna uma possibilidade para aqueles que não tiveram projetos para doutoramento alinhados aos programas de pós-graduação nas áreas de saúde da instituição. 

A coordenadora do doutorado na UFJF, Marília Dornelas, lembra do surgimento da proposta há dois anos, realizada pela coordenadora do Dinter na Unifesp, Lydia Masako, e o processo para a implantação do curso de doutorado na Universidade. “Poder titular professores e funcionários é traçar para o futuro a implementação de cursos de mestrado e de doutorado na área de Medicina III. Este é um projeto multiprofissional, abrangendo profissionais de diversos segmentos, desde que suas pesquisas se enquadrem as linhas propostas pelo programa. Tivemos muito apoio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e estamos muito felizes com o resultado.”

A proposta do Dinter foi abraçada pela Faculdade de Medicina que se empenhou para ofertar o curso. Segundo a diretora da unidade acadêmica, Maria Cristina Vasconcellos Furtado, o doutorado abre possibilidades para todos os alunos e profissionais da área de saúde, não apenas médicos, e oferece novas vertentes para a pós-graduação. “O Dinter traz a vantagem de ter uma entrada direta, sem a necessidade de realização do curso de mestrado. Além de estar vinculado a uma instituição bem avaliada e estreitar nossa relação com a Unifesp, permite, futuramente, aos servidores atuarem como orientadores e/ou coorientadores no programa.” 

O investimento realizado na iniciativa é uma maneira encontrada para capacitar, principalmente, docentes e servidores da UFJF. A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, aponta os ganhos trazidos para a Universidade. “A criação dessas parcerias é uma recomendação da Capes. Para a pesquisa, representa uma possibilidade de interação como o programa da Unifesp, avaliado como nota 6 pela Capes, sendo 7 a pontuação máxima a ser alcançada. Além disso, é uma troca de experiências acadêmicas, contato com outros docentes e permite, para o futuro, a possibilidade de criação de um novo curso de pós-graduação na nossa instituição.”

O doutorado está organizado em duas áreas de concentração de pesquisa: Qualidade como método de avaliação e Regeneração tecidual, ecto e mesodérmica. Divididas entre elas, estão as linhas de pesquisa em Autoestima, imagem corporal e depressão e sexualidade; Capacidade Funcional, dor e atividade física;. Medicina Baseada em evidências; e Instrumentos de medição da regeneração tecidual e nervosa.

O Dinter oferece 24 vagas, sendo 20 destinadas à comunidade interna da UFJF e quatro ao público externo, sem vínculo com a instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de setembro, conforme edital.