Na mesa “Religião e Política” os professores Antônio Vidal; Maria Cecília Simões; Cláudio Ribeiro; e Raimundo Barreto (Foto: Alexandre Dornelas)

“Repensando o Sagrado: Rubem Alves e a Teologia da Libertação”. Esse foi o tema condutor que perpassou os três dias de reflexão sobre os desafios da contemporaneidade e, ao mesmo tempo, convidou para a celebração pelo cinquentenário de publicação da tese de doutorado de Rubem Alves. O Simpósio, que reuniu interessados de diferentes áreas do conhecimento, foi uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento aconteceu entre terça-feira, 27, e esta quinta-feira, 29, no Instituto de Ciências Humanas (ICH).

A interface entre a religião e outras esferas de sentido, como a arte, a filosofia e a política, foram debatidas no encontro e ampliaram as possibilidades de compreender a importância de Alves enquanto teórico da Ciência da Religião. A variedade de temas que circundam suas obras – de livros infantis a teológicos -, além de sua relevância social, evidenciaram a multidisciplinaridade e a atualidade do olhar ruberiano, considerado por estudiosos como um pensador-poeta, uma vez que seus trabalhos ressaltam a beleza, a liberdade, a leveza.

“Deus nos deu asas do pensamento para voar. Os homens nos deram as gaiolas da religião” – Rubem Alves

A mesa-redonda “Religião e Política”, que ocorreu às 9h, precedendo a conferência de encerramento de Leonardo Boff, trouxe para o diálogo dois professores convidados, Antônio Vidal e Raimundo Barreto, além de Cláudio Ribeiro, da UFJF, cujas pesquisas e trajetórias acadêmicas tocam, de alguma forma, a obra de Rubem Alves.

Os palestrantes relataram, além do caráter multifacetado de Alves, a admiração em comum pela vida e pela poesia contida, inclusive, em seus textos mais acadêmicos. Também foi avaliada a postura do teólogo diante da Igreja Católica, tendo em vista a importância social da instituição. Segundo o professor Antônio Vidal, “a Igreja deve participar da vida social e não só julgar, mas também aceitar a ser julgada, uma vez que sempre contribuiu para o status quo.”

O teólogo Leonardo Boff encerrou o Simpósio e lança livro na UFJF nesta sexta, 30 (Foto: Alexandre Dornelas)

Já para o professor Cláudio Ribeiro, “Rubem Alves tem uma importância política que não fica na superficialidade de uma política segmentada, partidária. Ele pensava e pregava uma política que deveria se preocupar com a igualdade, com o respeito. Rubem Alves seguia uma linha humanizadora e propunha se pensar política por meio de uma reflexão profunda, de uma consideração pelo humano.”

A mesma avaliação é compartilhada por Leonardo Boff. “Estou muito feliz em contribuir para o encerramento de um evento, no qual posso falar de um grande amigo, que tinha uma visão tão poética da vida. Fico surpreso, ainda hoje, ao perceber em Rubem um evangelizador tão atento ao significado do amor, da caridade, da humanidade. É assim que ele via e que eu vejo a religião, como algo transcendente a qualquer formato, que vive no sentido das coisas”.

Confira as entrevistas do teólogo Leonardo Boff e do professor e organizador do evento, Edson Almeida:

Leonardo Boff: “Feliz em encerrar o evento falando de um amigo” (Foto: Alexandre Dornelas)

Segundo o professor do Departamento da Ciência da Religião e organizador do evento, Edson Almeida, Rubem Alves era um pensador da cultura que fez da Teologia uma plataforma para refletir sobre a cultura brasileira e latino-americana. “Ele soube realizar sua obra com profundidade e sensibilidade, encontrando uma linguagem mais abrangente, pois chegou a um ponto que não queria escrever mais somente para seus pares. Essa guinada permitiu que Rubem Alves também adentrasse a literatura e se tornasse um cronista com grande capacidade de promover releituras do cotidiano, do natural e do popular.”

O doutorando em Ciência da Religião e participante do evento, Danilo Mendes, Rubem Alves é fundamental, não só para quem se interessa por religião. “Rubem Alves consegue agregar várias características que o tornam relevante, pois tem sua presença eternizada na epistemologia da Ciência da Religião, bem como expande conceitos para muito além da reflexão filosófica”.

Para o teólogo e estudante de Teatro de Campos dos Goytacases (RJ), que veio a Juiz de Fora especialmente para o evento, Rubem Alves representa a possibilidade de inspirar, pois é alguém que ultrapassou a utopia e influenciou várias pessoas, conseguindo atingir diferentes instâncias de conhecimento:

Sobre Rubem Alves

Rubem Alves também foi psicanalista, educador e pastor presbiteriano, além de ser considerado uma das mais importantes figuras no cenário teológico brasileiro, representante protestante da Teologia da Libertação, compartilhada também pelo teólogo, escritor e amigo, Leonardo Boff.

Segundo o Instituto Rubem Alves, estima-se que mais de 3 milhões de livros, dos 138 títulos publicados pelo autor, já tenham sido vendidos em pelo menos 12 países.

Leia mais sobre o pensador:

Entrevistas no Canal Oficial do YouTube