Da esquerda para a direita: professor Felipe da Silva Costa, professora Heloisa D’Avila da Silva Bizarro, mestrando Wagner Correa da Rocha, professora Juciane Maria Andrade Castro e professora Simone Moreira Macedo (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação de mestrado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora evidencia como a iniciação científica é uma importante estratégia pedagógica para o ensino da biologia. A pesquisa é do professor Wagner Correa da Rocha e foi desenvolvida e apresentada no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO).

Diante dessa necessidade de interação entre professores, alunos e a escola, o mestrando iniciou um trabalho para apresentar o método científico a um grupo de cinco alunos do ensino médio da Escola Estadual Desembargador Canedo, no município de Muriaé (MG). Segundo Wagner, os estudantes participaram de discussões de resumos e de artigos científicos previamente selecionados. Com essa prática, o pesquisador foi contemplado com o primeiro lugar na Feira de Ciências da escola e na Feira Regional de Muriaé,  além de ser indicado à Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) em Mateus Leme (MG).

A professora orientadora, Heloisa D`Avila da Silva Bizarro, chama atenção para os efeitos positivos da pesquisa. Para ela, o estudo mostrou que a iniciação científica no ensino médio serviu para atrair, também, o aluno que tem alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem, isso por conta da forma dinâmica e prática. Segundo Wagner, além disso os alunos também se tornaram mais independentes e obtiveram mais facilidade com o trabalho em equipe. “A estratégia de ensino pode ser uma grande ferramenta de apoio pedagógico para o interesse motivacional dos jovens estudantes e poderá ser utilizada por outros professores que queiram desenvolver a iniciação científica em suas escolas”, ressalta o professor.

Banca examinadora:
Prof(a) Dr.(a) Heloisa D’Avila da Silva Bizarro – (orientadora UFJF)
Prof(a) Dr.(a) Juciane Maria Andrade Castro – (UFJF)
Prof. Dr. Felipe da Silva Costa – (Faculdade Santa Marcelina – Muriaé)

Contatos:
Wagner Correa da Rocha
wagner.correa.rocha@educacao.mg.gov.br (mestrando)

Heloisa D’Avila da Silva Bizarro
davila.bizarro@ufjf.edu.br (orientador)

Outras informações: (32)  -2102-3220 – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional