Lina Kátia Mesquita de Oliveira recebe o Mérito de Avaliação Educacional, concedido pela Abave (Foto:: Caed/Divulgação)

A coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lina Kátia Mesquita de Oliveira, recebe, nesta quinta, o Mérito de Avaliação Educacional, em solenidade da 10ª Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). O evento acontece no Centro da Câmara Americana de Comércio, em São Paulo.

Lina considera o mérito como o reconhecimento de um esforço coletivo, que representa a prestação de um trabalho significativo no campo da Educação. “É preciso considerar a relevância da homenagem, pois a Abave é um espaço plural, abrange estudantes, professores e pesquisadores interessados na avaliação educacional brasileira. Recebo o mérito em nome de toda a equipe da Caed que faz esse trabalho acontecer.”

Além disso, a coordenadora considera o apoio da administração superior da UFJF fundamental para a realização de uma ação efetiva em todos os estados brasileiros. “O trabalho ser reconhecido pelos municípios e estados em que atuamos, e agora o mérito nacional, demonstra o quanto fazemos a diferença nos locais onde estamos inseridos. O apoio e confiança do reitor Marcus David e da gestão como um todo fazem com que consigamos seguir em frente e oferecer o nosso melhor.”

A 10ª Reunião da Abave tem como tema “Avaliação Educacional no Brasil: o desafio da qualidade”, que propõe atualizar o debate da qualidade na Educação Básica e Superior, tendo como foco as discussões em três eixos: as relações entre currículo e avaliação, por meio do debate acerca das implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), recém-aprovada, para as avaliações em larga escala; a qualidade da educação profissional; e os desafios de qualidade postos ao Ensino Superior no Brasil.

Além das conferências, a programação conta com minicursos e apresentações de trabalhos e pôsteres, possibilitando a divulgação da produção científica e o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, interessados em avaliação educacional.

Confira a programação completa.

Abave
Criada em 2003, a Abave tem se constituído como fórum de discussão entre pesquisadores e profissionais dedicados ao desenvolvimento de pesquisas e propostas de avaliação educacional e comprometidos com a melhoria da educação em território nacional. 

Outras informações
www.abave.org.br