Edgard Gouveia é o criador de uma metodologia que propõe mudanças sociais em curto período de tempo (Foto: Pixbay)

Apresentar histórias e ações de pessoas que se juntaram e através de brincadeiras foram capazes de transformar e ajudar comunidades. Esse é o objetivo do  grupo XLab, formado por alunos de vários cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e membros da comunidade externa, promove palestra que acontece nesta sexta-feira, 30, às 19h, no auditório 1 da Faculdade de Engenharia (edifício Itamar Franco) da UFJF. As inscrições devem ser feitas on-line, gratuitamente, até esta quinta-feira, dia 29. O evento é voltado para todos que se interessam em  trabalho voluntário.

A palestra tem como convidado o arquiteto e urbanista, Edgard Gouveia Júnior, idealizador da metodologia utilizada pelo X-LAB, a qual propõe um desafio social a ser superado em pouco tempo. O arquiteto é pós-graduado em jogos cooperativos e dedica sua vida a mobilizar pessoas para que coloquem a mão na massa através de gincanas, missões e desafios com o objetivo de transformar o mundo num lugar melhor. 

Para Gouveia Júnior, a transformação do mundo é uma missão possível aos jovens. “Muitas crianças, adolescentes e jovens estão preocupados com a situação do meio ambiente, com a questão da violência. Eles estão percebendo que os adultos não estão tomando uma atitude para mudar isto. Então eu desenvolvi atividades que, por meio de jogos, ensina e desafia os jovens a fazerem do bairro, da cidade em que eles vivem um lugar melhor. Na palestra eu vou apresentar ações de comunidades que transformaram a realidade de determinados lugares.”

A estudante de Arquitetura da UFJF e integrante do grupo, Letícia Alves, destaca a importância da palestra. “Nós temos dentro da universidade vários projetos que tem como objetivo ajudar a comunidade com os conhecimentos aqui desenvolvidos. Então esta palestra apresenta uma outra possibilidade de levar ajuda às pessoas.”

XLab

Criado em 2016, o grupo conta com 25 pessoas que doam tempo e interesse para uma causa social. Juiz de Fora e outras três cidades foram pioneiras e atualmente o jogo está presente também no exterior. Tudo começou com pequenas “missões”, enviadas pelo próprio arquiteto, Edgard Gouveia Júnior, que atendesse a quatro “Fs”: Free, Fast, Fun, Fabulous. Ou seja, toda a ação precisa ser gratuita para os integrantes, ser feita de maneira rápida, ser bem divertido e apresentar um resultado fabuloso. O XLab é considerado uma agência e possui autonomia para criar e realizar suas próprias ações, todas realizadas em apenas um dia.

Outras informações: leticia.alves@arquitetura.ufjf.br – Integrante do XLab