Professora Amanda Uceli falou sobre elaboração e apresentação de seminários (Foto: Dante Rodrigues)

A 5ª Semana de Economia da UFJF-GV foi aberta nesta terça-feira, 27, com a oferta de minicursos sobre elaboração de seminários, bem como sobre fontes de informação para trabalhos acadêmicos.

Responsável pela primeira atividade, a professora Amanda Uceli, do Departamento de Ciências Econômicas, destacou que é fundamental que os responsáveis por um seminário tenham domínio sobre o tema a ser tratado. “Além de conhecer, é preciso se aprofundar sobre o assunto que será apresentado”, destacou Amanda.

Bibliotecário Allan Júlio Santos durante minicurso Fontes de informação – ênfase em artigos científicos (Foto: Dante Rodrigues)

Já o minicurso “Fontes de informação – ênfase em artigos científicos”, ministrado pelos bibliotecários da UFJF-GV Allan Júlio Santos e Eliana Nunes Hipólito, ressaltou a importância de que os estudantes tenham um currículo na Plataforma Lattes e conheçam as principais ferramentas de acesso às informações que possam ser utilizadas em trabalhos acadêmicos, bem como saibam quais fontes não podem ser utilizadas. “O Wikipedia não deve ser utilizado ou referenciado em seus trabalhos, uma vez que o conteúdo constante nesta plataforma pode ser alterado a qualquer momento”, explicou Allan.

As atividades da 5ª Semana de Economia da UFJF-GV continuam até esta quarta-feira, 28, com a discussão sobre temas que vão além daqueles relacionados especificamente à Economia. Dentre os quais, destacam-se os debates sobre novas formas de comunicação e fake news e sobre o desenvolvimento de Governador Valadares. “Temos estudantes que criaram uma revista digital chamada Jabuticaba, cujo objetivo é trazer conteúdos sobre economia em um formato mais jornalístico. Daí a importância da atividade sobre o tema de comunicação e fake news sugerida pelos próprios estudantes.   Já conhecer a história e desenvolvimento de Governador Valadares é essencial para a formação de nossos estudantes, que são, em sua maioria, aqui do município”, afirmou o professor Felipe Nogueira da Cruz, um dos organizadores do evento.

Confira a programação completa:

27/08 – terça-feira
8h Minicurso: Elaboração e apresentação de seminários (prof. Amanda Uceli) – sala 309
Minicurso: Fontes de informação – ênfase em artigos científicos (Equipe da biblioteca UFJF-GV) – laboratório 204

10h30 Palestra: Atuação do economista no mercado financeiro e oportunidades no setor (Economista Lucas Gonçalves) – sala 309

13h30 Mesa: Novas formas de comunicação e “fake news” (Revista Jabuticaba e jornalistas da InterTV, Carlos Albuquerque e Rafaela Ramos) – sala 408

15h30 Minicurso Normalização de trabalhos acadêmicos (Equipe da biblioteca UFJF-GV) – laboratório 204
Economia do samba (prof. Carlos de Faria Junior) – sala 408

28/08 – quarta-feira
8h
 Apresentação de trabalhos – sala 309

13h30 Mesa redonda: História do desenvolvimento de Governador Valadares e perspectivas (prof. Hilton Ribeiro e prof. Haruf Salmen Espìndola) – sala 309

15h Debate sobre o Future-se (Administração Superior) – Auditório Unipac