O periódico tem publicação trimestral e uma política de acesso aberto de seus exemplares na plataforma digital da revista (Foto: Divulgação)

A HU Revista é uma plataforma digital de conteúdo científico relacionado à área da Saúde. Com periodicidade trimestral, além artigos são publicadas revisões sistemáticas e de literatura, relatos de casos e experiências e outros textos em formato científico. Os trabalhos devem seguir as diretrizes da publicação, serem originais e inéditos. Para submeter, o autor deve realizar um cadastro no sistema da revista e acessar a área de submissão. O prazo encerra-se no dia 31 de outubro e data de publicação ainda não está definida.

O processo de seleção dos textos é feito por dois avaliadores, ou três, no caso de opiniões conflitantes dos primeiros. O processo de submissão, processamento e publicação dos artigos não têm custos para os autores.O periódico da HU Revista seleciona os arquivos que mais contribuem à comunidade científica da área. Segundo o membro do Conselho Editorial, Rodrigo César Santiago, a publicação ressalta a importância da pesquisa científica da UFJF. “A HU Revista é resultado de árduo trabalho na seleção dos artigos e na sua forma de divulgação. O projeto ratifica o interesse da UFJF na divulgação do conhecimento científico e no estímulo à produção acadêmica relevante para a área da Saúde”, completa Santiago.

HU revista
O periódico, lançado em 1974, tem publicação trimestral e uma política de acesso aberto de seus exemplares na plataforma digital da revista. Seu princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa gera um maior intercâmbio global de conhecimento científico e de seu desenvolvimento.

A HU Revista conta com um sistema modernizado baseado em um software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da University British Columbia, além também de utilizar o sistema LOCKKS, que possibilita o armazenamento de arquivos permanentes da revista para sua preservação e restauração.

Outras informações podem ser encontradas no site da revista.