jardimbotanicoufjf_Foto_TwinAlvarengaUFJF

Proposta de alunos é formar um grupo de estudos aberto a todos os interessados em Botânica (Foto: Twin Alvarenga)

Uma iniciativa de alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pretende promover troca de conhecimento entre a teoria dos graduandos e a prática do público externo. O projeto “Chá Botânico”, em sua primeira edição, acontece nesta quarta-feira, dia 28, às 18h30, no anfiteatro B do Instituto de Ciências Biológicas, próximo ao prédio da Zoologia.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e não necessita inscrição prévia. O tema de abertura é “A inteligência das flores na arte da sedução”, palestra que será conduzida pela professora do departamento de Botânica da UFJF, Ana Paula Gelli. A reflexão abordará o caráter sedutor das flores e sua importância na atração de animais que se comportam como polinizadores.

Os alunos e organizadores do evento, Pâmela Timóteo e Francisco Montessi, do oitavo e décimo períodos, respectivamente, acreditam que o projeto “visa não só ao interesse direto para o curso de Ciências Biológicas, criando um espaço interativo e produtivo para seus alunos, como também à contribuição da extensão do conhecimento ao público fora da UFJF, algo fundamental, principalmente no cenário atual”. Eles esperam proporcionar a interação entre estudantes e quaisquer outros interessados no assunto e divulgar o que é produzido na Botânica, despertando o interesse pela área.

O 1º Chá Botânico pretende reunir alunos interessados em fundar um grupo de estudos voltados para a Botânica. Inicialmente, o projeto é de responsabilidade dos estudantes, no entanto, tanto a coordenação do curso de Ciências Biológicas quanto o departamento de Botânica sinalizaram apoio.

Demais informações sobre o evento e o grupo de estudos podem ser encontradas tanto no Facebook quanto no Instagram.