Com o objetivo de refletir sobre Antiguidade nos âmbitos das línguas, literaturas, história, filosofia, arqueologia e antropologia, a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organiza o XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), evento que, após 34 anos, acontece pela primeira vez em Juiz de Fora, oferecendo atividades diversificadas. Com o tema “Antiguidade: Desejo e Liberdade”, o encontro ocorre entre os dias 2 e 6 de setembro.

O congresso é aberto ao público. As inscrições para ouvintes, já abertas, encerram-se no dia 2 de setembro e podem ser feitas por meio do site oficial do evento. Conferencistas internacionais como Dan-el Padilla-Peralta, da Universidade de Princeton; Maria Wyke, da Universidade de Londres; e Enrico Medda, da Universidade de Pisa participam do evento, que conta ainda com minicursos, mesas-redondas, apresentações de diversos veículos midiáticos relacionados ao tema, lançamentos de livros, debates e assembleia. O encerramento, na sexta-feira, 6, tem apresentação do Pecora Loca, um grupo de tradução e performance musical de poemas gregos e romanos e de canções do período moderno em outras línguas.

As atividades culturais ocorrem em grande parte na UFJF (Faculdade de Letras, Instituto de Cinemas Humanas e Instituto de Artes e Design) e no centro da cidade, no Museu de Arte Murilo Mendes e no Cine-Theatro Central. A programação pode ser encontrada no site

De acordo com uma das organizadoras do evento, professora e membro da diretoria da SBEC, Fernanda Cunha, o congresso foi pensado para provocar o diálogo não só entre a comunidade acadêmica da área de estudos clássicos, mas também entre todos aqueles que, de alguma maneira, se sintam tocados pelo tema proposto e que tenham interesse por assuntos ligados à Antiguidade. “O tema Desejo e Liberdade abarca sentimentos que mobilizam a humanidade ao longo de sua história, principalmente nos momentos em que parcelas da sociedade sentem-se ameaçadas no seu direito de expressar esses sentimentos”, afirmou.

A taxa das inscrição para interessados em apresentar trabalhos e obter certificados é de R$ 50 para estudantes sócios da SBEC e R$ 150 para não-sócios. As atividades são gratuitas e abertas ao público, ficando a acesso restrito à lotação dos espaços.