Da esquerda para a direita: professor José Gustavo Francis Abdalla, professor Olavo dos Santos Pereira Junior, mestrando Felipe Modesto Cesar e professor Rodrigo Luiz Fabri (foto: arquivo pessoal)

A dificuldade de entendimento do tema Evolução nas aulas motivou o professor Felipe Modesto Cesar a buscar uma alternativa didática para facilitar o acesso e o aprendizado dessa disciplina para os alunos do ensino médio. Por meio de sua dissertação, o docente utilizou as histórias em quadrinhos como material facilitador do processo de educação dos jovens estudantes. A pesquisa foi realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFIBIO), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O pesquisador revela que, entre as maiores dificuldades dos alunos na relação com a temática, estão questões religiosas, a diferença de definição do termo “evolução” no dicionário e na biologia e, também, a ideia de que a evolução tem um propósito. No estudo, os estudantes de uma escola estadual em Barra do Piraí (RJ) deixaram de ter o papel de meros receptores e passaram a ser os protagonistas da construção de conhecimento.

Quadrinhos foram construídos pelos próprios alunos orientados pelo professor em sala de aula (foto: arquivo pessoal)

Felipe explica que foram os próprios alunos os responsáveis pela produção da revista em quadrinhos. Foi durante um bimestre escolar que a revista foi confeccionada, somando, ao todo, cinco capítulos. Cada um deles referente a um assunto da temática evolutiva, como: Lamarckismo, Darwinismo, Evidências evolutivas, Teoria sintética da evolução e Evolução humana. O professor destacou que, além dos resultados para o estudo da biologia, outro aspecto positivo da pesquisa é a possibilidade de interdisciplinaridade com outras áreas, como por exemplo a linguagem e a arte.

O professor orientador, Olavo dos Santos Pereira Júnior, ressalta que este Plano Metodológico também pode ser utilizado na abordagem de outros temas de interesse do docente no que diz respeito às práticas educativas voltadas à biologia no ensino médio. Já o autor do estudo, acrescenta que percebe uma real necessidade de mudança de paradigma nas escolas, especialmente sob o ponto de vista de que os alunos devem ser tratados como agentes ativos do conhecimento.

Contatos:
Felipe Modesto Cesar (mestrando)
felipemcesar@globomail.com

Olavo dos Santos Pereira Junior (orientador)
olavo.pereira@farmacia.ufjf.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Olavo dos Santos Pereira Junior (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Rodrigo Luiz Fabri (UFJF)
Prof. Dr. José Gustavo Francis Abdalla (UFJF)

Outras Informações: (32) 2102-3220 – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional