Da esquerda para a direita: professora Karina Lopes Devito, professora Jessica do Amaral Bastos, mestranda Érica de Almeida Barroso e professor Celso Neiva Campos (foto: arquivo pessoal)

A associação entre infecções dentárias e sinusite foi analisada pela dentista Érica de Almeida Barroso em sua dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Odontologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  A pesquisadora ressalta que grande parte da população apresenta sinusite e não consegue encontrar uma solução para a doença. “Baseado nesse estudo, pode-se perceber que o problema muitas vezes tem origem odontogênica (bucal), o que muitas vezes não é percebido e se torna subdiagnosticado. Sabendo-se da origem fica possível atingir a cura”.

No processo de análise, Érica contou com a participação de pacientes encaminhados do HU/UFJF.  Eles realizaram avaliação bucal e fizeram o exame que necessitavam para o diagnóstico.  “Nós, da área da saúde, tratamos pessoas e não apenas doenças. Com minha dissertação pude ter ainda mais certeza disso”.

O professor orientador, Celso Neiva Campos, destaca os resultados positivos obtidos na pesquisa “O projeto conseguiu apontar para uma discreta tendência de que a sinusite crônica, quando unilateral, pode tender a possuir uma causa odontogênica. Devido ao caráter interdisciplinar, multicêntrico, e envolvendo a tecnologia no diagnóstico de uma doença que acomete uma grande parcela da população, que é a sinusite crônica, a pesquisa ganha destaque no ambiente acadêmico.”

O docente enfatiza, ainda, que o principal objetivo é contribuir na promoção da saúde das pessoas. Ele explica que o estudo é parte de um projeto maior por meio do qual os pesquisadores procuram estabelecer uma associação da infecção dental de dentes posteriores com a sinusite crônica. “Então, buscamos a causa desta doença para que ela seja tratada de uma forma definitiva, já que no meio médico, a sinusite crônica é diagnosticada por meio de exames clínicos, radiográficos ou até tomográficos, é tratada, mas nem sempre é curada de forma permanente, apresentando episódios de repetição ocasionalmente”.

Contatos:
Érica de Almeida Barroso –  Mestranda
barrosoerica@gmail.com

Celso Neiva Campos – (Orientador-UFJF)
cncampos@terra.com.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Celso Neiva Campos – (Orientador-UFJF)
Profª Drª Karina Lopes Devito – (UFJF)
Profª Drª Jéssica do Amaral Bastos – (SUPREMA)

Outras informações: (32)  2102-3881 – Programa de Pós-Graduação em Odontologia