Visita começou no Centro Cultural Nelson Mandela. (Foto: Pedro Hyago)

Durante o mês de agosto, Governador Valadares recebe atividades integrantes da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Nesta semana, estudantes, docentes e comunidade participaram de duas ações voltadas à preservação do patrimônio histórico da cidade e à ampliação do cenário cultural para além das paredes da Universidade.

Equipe seguiu pelo passeio de balsa no Rio Doce. (Foto: Bruna Gonçalves)

Na última quinta, 22, foi realizada a visita coletiva a alguns dos patrimônios de Governador Valadares. O grupo, acompanhado pela produtora cultural da UFJF-GV, Flávia Carvalho, visitou locais como o Centro Cultural Nelson Mandela, a Açucareira e o Templo Antigo da 1ª Igreja Presbiteriana de GV. O grupo participou, também, de um passeio de balsa pelo Rio Doce, onde foi possível acompanhar as belezas naturais da cidade e aprender mais sobre a história local.

Museu Itinerante fica no Pitágoras até esta sexta, 23. (Foto: Ivan Bretas)

Além das atividades da visita, acontece, nesta semana, a exposição do Museu Itinerante, no hall do prédio 2 do Pitágoras. A mostra traz imagens que contam a história da cidade, a partir dos registros históricos da Gerência de Patrimônio do município.

Mostra segue para a Unipac e fica exposta até o dia 30. (Foto: Ivan Bretas)

Segundo a técnica em assuntos educacionais da UFJF-GV, Devani Tomaz, a exposição fica disponível para visita no Pitágoras até esta sexta, 23, quando será desmontada e transferida para o hall da Unipac, no bairro Vila Bretas. No local, a exposição fica aberta ao público até o próximo dia 30 de agosto.

Grupo que realizou a visita guiada em GV. (Foto: Bruna Gonçalves)

Todas as atividades serão desenvolvidas de forma gratuita para a comunidade e visam contribuir para que a sociedade valadarense conheça e valorize mais a sua história e seu potencial cultural. Também são objetivos da ação o fomento à participação dos calouros ingressantes na UFJF-GV em atividades voltadas à memória histórica e cultural do município de Governador Valadares, para que possam reconhecer a Universidade como um espaço dinâmico, aberto aos conhecimentos para além dos muros da instituição, e a ampliação dos trabalhos de parceria com instituições públicas e privadas, no campo cultural.

Passeio de balsa pelo Rio Doce. (Foto: Pedro Hyago)

Na UFJF-GV, o trabalho de valorização da cultura é realizado de forma conjunta pelo setor de Extensão, amparado pela Coordenação de Extensão da sede, e pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos, atendendo ao histórico da Pró-reitoria de Cultura.

A 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de MG é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura/Gerência de Patrimônio de GV.