Da esquerda para a direita: agente de suporte acadêmico, Amélia Gabriela Thamer, professora Rita de Cassia Oliveira, supervisora da área de suporte aos usuários da Plataforma Moodle de Ensino no CAEd/UFJF, Carla Silva Machado, mestrando Mauro Silvio, professor Marcus Vinicius David e professor Paulo Lourenço Domingues Junior (foto: arquivo pessoal).

O processo de transição do aluno de escolas municipais, em razão do término do ensino fundamental, para o ingresso no ensino médio em instituições estaduais é o objeto de análise da dissertação do acadêmico Mauro Silvio Pereira. Nesse cenário, ele buscou compreender em que medida a organização do funcionamento das secretarias escolares repercute na qualidade dos serviços de escrituração e qual a relação do inspetor escolar nessa dinâmica. A pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi realizada no contexto do município de Caraí, em Minas Gerais.

Ao verificar as pastas individuais dos alunos e as condições dos arquivos escolares, Mauro encontrou diversas situações que indicavam a necessidade de intervenção para minimizar os problemas relacionados aos registros acadêmicos dos estudantes. “Fomos encontrando evidências que confirmaram a existência de problemas de organização interna do setor, como arquivo desorganizado, ausência de formulários comprobatórios nas pastas dos alunos, expedição de históricos escolares de forma intempestiva e com incorreções. O histórico escolar é um documento que ratifica a situação do aluno em termos de rendimento e frequência, credenciando-o aos estudos subsequentes e conferindo direitos”, destaca.

Segundo Mauro, a pesquisa constatou que os problemas de vida escolar estão diretamente relacionados à gestão e são, também, vinculados à figura do secretário. Na opinião do acadêmico, esse profissional, muitas vezes, não é reconhecido como gestor no setor que está sob seus cuidados e, dessa forma, não consegue efetivar as ações planejadas. Outra questão evidenciada pelo estudo foi a necessidade de padronização das atividades dos serviços prestados pela secretaria escolar. “A elaboração de modelo único para toda a educação básica, seja ela pública ou particular, reduziria esse problema”, sugere.

No trajeto da pesquisa, Mauro avaliou ainda as declarações dos profissionais de inspeção escolar, obtidas por meio de questionário. “As colocações dos servidores das secretarias escolares também foram analisadas, por considerarmos elementos importantes à compreensão dos problemas do setor. Fizemos uso dos arquivos escolares, pesquisando documentos, diários, pastas de alunos, históricos, fichas de matrículas, relatórios da Superintendência de Organização Escolar da SEE/MG, com o escopo de evidenciar os problemas de gestão das secretarias.”

De acordo com o Reitor da UFJF e orientador da dissertação, Marcus Vinicius David, de modo geral, o formato deste mestrado profissional produz uma série de trabalhos que possui uma aplicação direta na realidade das redes de educação do estados e municípios. “Nesse sentido, o estudo cumpre bem esse papel, onde identifica um problema entres as redes estadual e municipal, em uma determinada região, de determinado município e observa que é possível, então, produzir um plano de ação que vá ajudar na melhoria da gestão educacional, tanto naquele município, quanto no estado.”

O Reitor enfatiza, ainda, que o estudo consegue estabelecer um plano em vários níveis, tanto de ações imediatas, de curto prazo, que envolvem pequenas melhorias de rotinas de trabalho e proposição de soluções mais definitivas. Entre essas, está a  utilização de tecnologia para desenvolvimento de sistemas de gestão da educação e de registros acadêmicos, bem como a automatização dos procedimentos. “Superar as limitações de gestão ajudará a melhorar a educação como um todo. Acredito que é uma solução, que uma vez implantada naquele município, poderá ser adotada em outras cidades mineiras”, avalia Marcus David.

Contatos:
Mauro Silvio Pereira – (mestrando)
mauro.pereira@educacao.mg.gov.br

Marcus Vinicius David – (orientador – UFJF)
marcus.david@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marcus Vinicius David – (orientador – UFJF)
Dra. Carla Silva Machado – (coorientadora)
Prof. Dra. Rita de Cassia Oliveira – (UFJF)
Prof. Dr. Paulo Lourenço Domingues Junior – (UFRRJ)
Amélia Gabriela Thamer – Agente de Suporte Acadêmico

Outras informações: (32) 4009-9319 –  Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública