Defesa das universidades, consciência negra e onça-pintada foram temas apresentados (Foto: Raul Mourão/UFJF)

Defesa das universidades e do ensino superior público, consciência negra e onça-pintada. Estes são três temas que estão sendo apresentados por equipe da Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no 4° Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom). O Colégio é presidido pelo diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, e vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes). O encontro está sendo realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió.

O evento foi aberto na última quarta, 21, pela deputada federal e ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão (PT-MG). Na sua apresentação, listou estratégias adotadas no trabalho da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais e indicou ideias de comunicação para combater argumentos contrários ao ensino superior público.

Na manhã desta quinta-feira, 22, o auxiliar de pesquisa, Matheus Sampaio, apresentou a produção de vídeos da Campanha Nacional em Defesa das Universidades. O projeto prevê a publicação simultânea de vídeos, com imagens e depoimentos de professores, alunos e técnico-administrativos em educação de várias universidade participantes de todo o Brasil. Cinco vídeos já foram veiculados em portais, perfis e páginas nas mídias sociais das diversas instituições.

À tarde, foram iniciadas as sessões de casos que se tornaram referência para comunicação em cada instituição. O jornalista da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, Raul Mourão, apresentou as estratégias de cobertura em tempo real pelas redes sociais, relacionamento com a imprensa e outras ferramentas adotadas no caso da onça-pintada flagrada e capturada no Jardim Botânico da instituição.

Na sequência, Sampaio e o diretor Márcio Guerra explicaram os conceitos da campanha de consciência negra, “Nós Sim”, veiculada em 2018. A equipe da Diretoria de Imagem Institucional trabalhou com coletivos na produção de banners, vídeo e grafite com enfoque no racismo sofrido pela população negra e na resistência a opressões. No vídeo, participantes assumem cadeiras do órgão máximo da Universidade, o Conselho Superior.

O diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, fez um balanço da participação da UFJF no evento. “Representar a UFJF em um evento como este é uma oportunidade de apresentar nossas estratégias de comunicação, aprender com outros assessores tudo o que pode ser usado pela nossa universidade mas, acima de tudo, é um momento de orgulho pois, a todo instante, ouvimos dos colegas que hoje a comunicação que se faz na Diretoria de Imagem é um modelo para todas as outras instituições.”

Nesta sexta, 23, novos casos serão apresentados pelos assessores de comunicação. O evento terá ainda a participação do secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, e a elaboração da Carta de Maceió – documento que apresentará o posicionamento das assessorias para fortalecimento das universidades públicas e gratuitas.