Cena de “Je-vous-salue-Marie”, um dos filmes mais polêmicos de Jean-Luc Godard (Foto: Divulgação)

Para discutir e apresentar a obra do diretor francês Jean-Luc Godard, o Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, entre os próximos dias 26 e 30, o evento “Godard mosaico”. Serão cinco dias de exibições de filmes do diretor, sempre das 14h às 18h no auditório da Faculdade de Letras.

A cada dia um filme diferente será exibido. Após a sessão, será realizada uma roda de debates entre os professores e os organizadores do evento com os espectadores presentes no auditório. Os debates terão como principal tema, além do filme exibido, as ideias e as críticas do cinema francês e as perspectivas do país e seus diretores em torno da sétima arte.

Uma das professoras que organiza o evento, Júlia Simone atenta para a contemporaneidade dos assuntos tratados no filme. “Nós estamos vivendo hoje uma temática mundial que torna os filmes do Godard cada vez mais atuais. Desde os anos 50, quando ele começou a dirigir seus primeiros filmes, até hoje, o que nós percebemos é que ele nunca se tornou ultrapassado. Queremos discutir seus filmes em face do presente.”

As exibições contarão com a presença do professor da Universidade de Neuchâtel (Suíça), Serge Margel. Os filmes exibidos serão “À bout de souffle”, de 1959;  “Ici et ailleurs”, de 1974; “Je vous salue, Marie”, de 1983; “Adieu au Langage”, de 2014; e “Le Livre d’image”, de 2018. Os interessados em comparecer poderão se dirigir diretamente nos dias de exibição ao auditório, sem necessidade de inscrição prévia.

Outras informações: (32) 2102-3118 (Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários)