Exposição conta a história de Governador Valadares. (Foto: Ivan Bretas)

Com objetivos de fomentar a valorização ao patrimônio cultural e colaborar para que mais pessoas conheçam a história do Vale do Rio Doce, a Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV) propôs ações culturais durante a programação da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. São diversas atividades durante o mês de agosto, como visitas guiadas aos patrimônios da cidade e o Museu Itinerante.

Todas as atividades serão desenvolvidas de forma gratuita para a comunidade e visam contribuir para que a sociedade valadarense conheça e valorize mais a sua história e seu potencial cultural. O Museu Itinerante é composto por fotografias que retratam a história da cidade, e está aberto para visitação no Hall do prédio 2 do Pitágoras, até o dia 23 de agosto. No dia 26, a exposição segue para o Hall da Unipac, onde fica até o dia 30.

Na UFJF-GV, o trabalho de valorização da cultura é realizado de forma conjunta pelo setor de Extensão, amparado pela Coordenação de Extensão da sede, e pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos, atendendo ao histórico da Pró-reitoria de Cultura.

Também são objetivos da ação o fomento à participação dos calouros ingressantes na UFJF-GV em atividades voltadas à memória histórica e cultural do município de Governador Valadares. Isso acontece  para que possam reconhecer a Universidade como um espaço dinâmico, aberto aos conhecimentos para além dos muros da instituição, e a ampliação dos trabalhos de parceria com instituições públicas e privadas, no campo cultural.

Visita guiada
Além do Museu Itinerante, a UFJF-GV promove, também, uma visita guiada aos diversos locais que compõem o patrimônio cultural da cidade. A atividade acontece nesta quinta, 22, sob comando de um membro do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural.

A jornada terá início no Centro Cultural Nelson Mandela, a partir das 14h , e, na sequência, haverá confraternização no Templo Antigo da 1ª Igreja Presbiteriana de GV, patrimônio tombado da cidade. As atividades serão encerradas às 17h, no Pátio do GV Shopping.