Diogo Mendes defendeu a dissertação no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da UFJF (foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Os desafios para a adesão à extensão universitária nas unidades acadêmicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pautaram a dissertação do Técnico Administrativo em Educação Diogo Mendes Rodrigues. O estudo foi realizado no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

Nesse Programa de Pós-Graduação, segundo o acadêmico, há um estímulo ao desenvolvimento de pesquisas relativas a questões focadas na melhoria da qualidade dos trabalhos, identificadas no próprio ambiente de atuação profissional. “No meu caso, a Pró-Reitoria de Extensão da UFJF. Atuo na PROEX há nove anos, sendo os cinco últimos como servidor. Durante esse período, sempre me inquietou o fato de algumas áreas temáticas, como Trabalho, Tecnologia e Produção, além de algumas unidades acadêmicas desenvolverem poucas ações extensionistas, o que pode fazer com que seus discentes tenham pouca oportunidade de atuarem com a extensão universitária”, pontua Diogo.

Por meio de um estudo de caso exploratório, o servidor da UFJF analisou dados, bem como outras informações vinculadas ao cotidiano profissional, documentos, legislações da área e referências bibliográficas. Também como parte da pesquisa, realizou questionários e entrevistas, com recorte nas faculdades de Medicina e de Engenharia. “A primeira, por ser a que há maior número de ações de extensão e a segunda por estar entre aquelas em que a extensão ainda ocorre de forma mais incipiente e por apresentar um dos maiores quantitativos de alunos da UFJF.”

Segundo Diogo, o estudo identificou que o conceito de extensão universitária na UFJF precisa ser ainda mais trabalhado junto à comunidade acadêmica, tendo em vista a percepção de visões conflitantes acerca de seu conceito pelos professores entrevistados e até certo desconhecimento. O acadêmico destaca, ainda, que, a partir dos resultados, foram propostas ações no Plano de Ação Educacional (PAE) para tentar minimizar o impacto dos dificultadores.  Entre as iniciativas sugeridas estão a realização de reuniões com os docentes para disseminar o conceito de extensão aprovado na instituição, a necessidade de revisão dos trâmites de submissão de programas e projetos, o desenvolvimento de um plano de comunicação para potencializar a divulgação das ações de extensão e a publicação de novas edições de edital interno para financiamento de programas e projetos.

O professor orientador, Tarcísio Jorge Santos Pinto, avalia que a pesquisa deixa clara a importância das atividades extensionistas para as universidades públicas, em sua relação com o ensino e a pesquisa. Além disso, ressalta que o estudo investigou e problematizou de forma ampla e consistente a prática de extensão no contexto da UFJF. “A dissertação assegura, sobretudo, o papel significativo da extensão como meio de promover e de potencializar o diálogo permanente com a sociedade de modo a concretizar o objetivo maior das universidades públicas e gratuitas, especialmente neste momento econômico-político em que a universidade brasileira sofre tantos ataques por parte do governo atual.”

Contatos:
Diogo Mendes Rodrigues – (mestrando)
diogor.mestrado@caed.ufjf.br

Tarcísio Jorge Santos Pinto – (orientador)
tarcisio.pinto@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Tarcísio Jorge Santos Pinto – (UFJF – orientador)
Frederico Braida Rodrigues de Paula – (UFJF)
Maylta Brandão dos Anjos – (IFRJ)

Outras informações: (32) 4009-9319 – Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública