Evento acontece dias 29 e 30 de agosto, no ICH; inscrições até sexta, 23 (Imagem: Pixabay)

Estão abertas até sexta-feira, dia 23, as inscrições para o 2º Simpósio “Cérebro & Mente: atenção, percepção, psicofísica e memória”. O evento levanta questões para reflexão e debate: como o nosso cérebro funciona? Como as novas tecnologias influenciam o nosso comportamento e nossas emoções? O Simpósio acontece nos dias 29 e 30 de agosto, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email percepcaoepsicofisica@gmail.com. A participação em 75% do evento dá direito a certificado. 

“Vamos discutir ao longo do Simpósio as conexões entre o cérebro do ponto de vista de sua estrutura e funcionalidade com as manifestações psicológicas, comportamentais e cognitivas”, explica José Aparecido da Silva, um dos organizadores do evento. O foco são estudos envolvendo especificamente processos atentivos, perceptivos, sensoriais, mnemônicos e emocionais. Os quatro temas principais giram em torno do estudo sobre o uso medicinal da cannabis; o tratamento da dor no contexto clínico e hospitalar; o problema de reconhecimento de palavras em um contexto moderno; e como os movimentos oculares revelam o estado mental do indivíduo. 

O encontro integra pesquisadores de diferentes instituições, como as universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais (UFMG), de Uberlândia (UFU) e de Alfenas (Unifal), e a Universidade de São Paulo (USP), com pesquisadores especializados na área de neurociência e dor. “Procuramos mostrar a importância de entender o processo de avaliação de dor na sociedade moderna e compreender que o cérebro está intimamente relacionado com estados clínicos como esquizofrenia, ansiedade, depressão e com as habilidades básicas: fala, percepção, memória e processamento visual e auditivo”, aponta Silva. 

Outras informações: percepcaoepsicofisica@gmail.com

Confira a programação do 2º Simpósio Cérebro & Mente: atenção, percepção, psicofísica e memória