Evento reuniu representantes de diversas instituições. (Foto: Gabriella Ramos)

Representantes de organizações públicas de saúde, profissionais, professores e comunidade valadarense se reuniram, na última semana, para o 1º Simpósio do Núcleo de Formação, Educação e Inovação para as Profissões (Forme-Pro) da UFJF-GV. O evento aconteceu em paralelo ao 2º Simpósio do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Gestão de Serviços em Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). As atividades contaram com momentos individuais e ações em parceria com a UFSJ campus Divinópolis, por meio de webconferência e mesas de debate.

Profa. Angélica Cotta na abertura do evento. (Foto: Gabriella Ramos)

Segundo a coordenadora do Forme-Pro, profa. Angélica Cotta, o objetivo principal do encontro foi trabalhar a avaliação nos serviços de saúde e promover discussão sobre o tema, além da integração dos diversos setores envolvidos. “Temos representantes da Secretaria de Saúde Municipal, da Superintendência Regional de Saúde, de universidades públicas e privadas, e da comunidade em geral; tudo isso na intenção do grupo pensar estratégias e formas de promover ações de avaliação nos serviços de saúde”, explicou.

Profa. Larissa Bonomo no primeiro dia de atividades. (Foto: Gabriella Ramos)

Durante o primeiro dia de atividades, a professora Larissa Bonomo abordou as principais funções do Núcleo, os motivos que incentivaram sua criação e as atividades realizadas pela equipe. “O objetivo é a promoção da formação integrada: queremos fazer parcerias institucionais para atender as necessidades de saúde na região. Além disso, buscamos promover e apoiar as atividades relacionadas à educação, e formação, bem como momentos de debates, oficinas de interesse regional e nacional, e atividades de capacitação”, explicou.

Foram dois dias de atividades no Simpósio. (Foto: Gabriella Ramos)

Também no primeiro dia de evento, o grupo acompanhou uma mesa redonda que abordou o resultado de pesquisas e experiências na gestão e avaliação em saúde em Minas Gerais, além de uma apresentação sobre pesquisa avaliativa e discussão sobre as possibilidades de inserção da pesquisa avaliativa no cenário de Governador Valadares.

De acordo com a profa. Angélica Cotta, as atividades foram embasadas em reflexões e apresentações sobre avaliações dos serviços de saúde, buscando a socialização e a formação de uma rede de colaboradores do município e do entorno, que possa trabalhar com avaliação, pesquisa e atividades de extensão no serviço de saúde, “essa foi a nossa grande intenção e encaminhamento”.

Discussões e encaminhamentos
No segundo dia de atividades, após conferências e discussões que versaram sobre temas como Internacionalização, Avaliação Econômica e Saúde e Avaliação de Métodos Mistos na Pesquisa Qualitativa, ficou definida a realização de uma mostra para compartilhamento de resultados, dados e experiências sobre o tema. “Uma mostra de ensino, serviço e comunidade, onde tudo será apresentado, e para que se tenha uma leitura do que é necessário fazer, o que já se tem feito, para a partir daí serem definidas estratégias de ação dessa Rede”, explicou Angélica.

A Rede terá representantes de diversos grupos como o FORME-PRO, a Superintendência Regional de Saúde, Univale, Unipac e Secretaria Municipal de Saúde. “Todos os representantes vão compor uma comissão, para organizar uma mostra. A intenção é que ela aconteça ainda esse ano”.

O evento em GV foi organizado pelo Núcleo de Formação, Educação e Inovação para as Profissões, um núcleo de pesquisa composto pelos docentes Angélica Cotta, Ricardo Cavalcante, Nízia Almeida, Larissa Bonomo, Meirele Rodrigues e Lélia Cápua.