O Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comemora a partir desta segunda, 19, a 10ª Semana de Calouros e a 13ª Semana de Artes e Design. O evento busca atender demandas como a ambientação dos universitários ingressantes, formação política e incentivar o cenário cultural na cidade.  A programação conta com atividades acadêmicas e uma feira, além de oficinas ministradas pelos alunos. As inscrições das oficinas são abertas ao público e podem ser feitas na mesa do Diretório Acadêmico no pátio do IAD, com taxa de R$ 10. 

A agenda conta com palestras sobre design para valorização de produtos tradicionais, estratégias estéticas de curtas de baixo orçamento. Mesas-redondas sobre equipamentos culturais, fomento municipal de Cultura e narrativas na/da História da Arte, além de bandas e performances também integram a programação, que acontece das 12h às 14h. Confira a programação completa

O coordenador de Assuntos Políticos e Movimentos Sociais do Diretório Acadêmico, Everton Aguiar, destaca a temática como uma ideia para reescrever a história. “A sul-região ainda em sua história contemporânea lida com os dias de colonização e (re)existe. A proposta colocada à mesa quer se inscrever no tempo presente por meio da arte e seus campos de diálogo, construindo um olhar de alteridade que, concomitantemente, nos desvela e descoloniza. Dito isto, nos interessa dizer de nós o quem somos e não, como nas inscrições do tempo passado recente, o que o colonizador dizia sermos.”

O evento conta ainda com a feirinha de produtos dos alunos de arte, exposição, pocket show de Marijuh, DJ set Sidrach, Chafé, além de visitas guiadas, mostra de filmes, sarau, entre muitas outras atrações.

Outras informações: Facebook do evento